Materiais… partes das persianas!

Escrito por

Composição de uma persiana…

Laminas da Persiana

Apesar de comummente se chamar persiana de lâminas às venezianas, a realidade é que todas as persianas possuem lâminas, i.e. pequenos segmentos encaixados que podem ser recolhidos ou distendidos para bloquear o sol e ou a vista.

Há diversos tipos de lâminas: em pvc, metálicos, bambu, lona, etc; podem ter ranhuras para luz e/ou ventilação, ou ser completamente estanques.
Muitos possuem combinações de materiais como alumínio preenchido com espumas de poliuretano. Este tipo de composição confere resistência e leveza ao produto.

Caixa da Persiana

Caixa em diferentes materiais, como alumínio ou pvc, que serve para recolher o estore.

Uma caixa pode ser considerada adequada quando proporciona isolamento acústico aos ruídos exteriores, evita a entrada de pó, poeiras e insectos, não é permeável à humidade.

Além destas características, é importante que seja auto-extinguível (i.e. não propenso à proliferação de chamas), isolante (em particular impedindo a passagem de corrente eléctrica) e durável.

Eixo da Persiana

Como o nome bem indica, trata-se do eixo sobre o qual todas as lâminas enrolam e repousam.

É muito importante que este eixo seja bastante resistente e que os pontos de encaixe com a estrutura da caixa sejam também reforçados.
Caso isso não aconteça, muitas vezes acaba a comprar outro estore simplesmente porque o eixo do seu rasgou a caixa onde estava aplicado.

Outro problema encontrado é quando o fabricante não projecta da melhor forma a caixa onde aplica o eixo (p/exe.: muitas empresas utilizam peças standard que dão para vários modelos).
Quando está mal dimensionado, o eixo ao albergar todas as lâminas do estore, começa a raspar nas paredes da caixa impedindo o seu funcionamento mais correcto.

Sistema de subida da Persiana

O sistema elevatório é normalmente manual ou eléctrico. A forma como funciona é que é bastante simples.

Por norma as lâminas enrolam e desenrolam sobre um eixo, que pode ser puxado ou subido através de fio, fita ou manivela.

No caso dos estores eléctricos, encaixado no eixo funciona um motor acoplado que depois faz o trabalho de subir ou descer a persiana. O motor normalmente é um microreductor com algumas características especiais como reduzido tamanho, velocidade de enrolamento e funcionamento silencioso .

As persianas eléctricas podem ser automáticos com temporizador e até comando remoto, ou simplesmente com o uso de um switch para ligar ou desligar, subir e descer.

fonte:reparacaoestores