–  C

CANDIDATO – É o indivíduo maior de 18 anos, ou 21 anos para as categorias “D” e “E”, que prestará os devidos exames para obter a Carteira Nacional de Habilitação.

CARÁTER, CARACTER OU CARACTERE – Denominação dada a cada um dos tipos (letra, número ou sinal) utilizados na impressão de documentos.

CARCAÇA – Estrutura resistente do pneu, constituída de uma ou mais camadas superpostas de lona.

CARGA MÁXIMA – Carga suportada pelo pneu, quando inflado à pressão máxima para ele permitida, para uso normal em rodovias.

CARGA RECOMENDADA – Carga suportada pelo pneu quando inflado às pressões correspondentes.

CARROCERIA – É a estrutura de chapa metálica onde se alojam os passageiros, dotada de mala para bagagem, ferramentas e acessórios nos carros de passeio e utilitários. Nos utilitários com boléia independente e nos caminhões, a parte traseira é considerada carroceria, geralmente aberta e destinada à carga.

CARROCERIA BAÚ- Parte de um caminhão destinada ao acondicionamento da carga.

CATEGORIA – É a habilidade e a responsabilidade que se requer do condutor, em função da utilização do tipo de veículo que ele irá dirigir.

CILINDRADA CÚBICA(C.C.) – Desenvolvimento volumétrico dos motores e similares.

CÉLULA – Conjunto de duas linhas de atendimento, que forma uma unidade operativa do posto de serviço.

CEPTRAN – Companhia Especial de Policiamento de Trânsito.

CERTIFICADO DE REGISTRO DE VEÍCULO (CRV) – É o documento expedido pelo Detran-RJ, que define a propriedade de um veículo à pessoa física ou jurídica. Por meio dele o vendedor formaliza a autorização para a transferência de propriedade.

CERTIFICADO DE REGISTRO E LICENCIAMENTO DE VEÍCULO (CRLV) – É o documento emitido anualmente pelo Detran-RJ, que atesta a compatibilidade de veículo com as exigências legais determinadas pelo órgão legislador de trânsito.

CNPJ (antigo CGC) – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

CHANCELA – É o carimbo com assinatura autorizada pelo Detran-RJ, para validar um documento emitido.

CHASSI – Quadro de aço sobre o qual é montada toda a carroceria do veículo motorizado.

CICLO DIESEL – Denominação técnica do processo de combustão em veículos movidos por diesel.
Este processo inclui o transporte do combustível e do ar para a câmara de combustão, a mistura do combustível e ar, e o proporcionamento de condições ambientes favoráveis a reação química.
A reação envolve primeiro a compressão, depois a auto ignição do combustível e, finalmente, extensa reação química que libera a energia potencial. Neste tipo de motor, a combustão da mistura diesel/ar ocorre por aquecimento provocado pela reação química.

CICLO OTTO – Denominação técnica do processo de combustão em veículos movidos por gasolina/álcool, e se subdivide nas seguintes fases: admissão, compressão, potência e descarga. Neste tipo de motor, a combustão da mistura gasolina/ar ou álcool/ar é provocada pela centelha da vela de ignição.

CIRETRAN(Circunscrição Regional de Trânsito) – É o braço do Detran-RJ nos municípios do interior.

CMT(Capacidade Máxima de Tração) – Nomenclatura relacionada diretamente com a capacidade potencial dos motores, em relação ao suporte de carga a ser transportada.

CNH (Carteira Nacional de Habilitação) – É o documento válido em todo o território nacional, emitido pelos Detran, que habilita as pessoas a conduzirem veículos automotores nas vias públicas.

CODIFICAÇÃO(Lei de Formação) – Conjunto de letras e números dispostos segundo uma lei de informações, em que cada caracter ou grupo de caracteres possuem respectivos significados.
No caso do chassi, sua codificação diz respeito às características de fabricação do veículo, tais como região geográfica, país de procedência, código do fabricante, ano, modelo.

CÓDIGO DO MÓDULO DE IMPRESSÃO – Indica a localização da impressora dentro do sistema. Composto do número do posto e da estação de trabalho.

COLATERAL – Grau de parentesco em linha horizontal: irmão ou irmã.

COMPULSÓRIO – O mesmo que obrigatório.

CONAMA -Conselho Nacional de Meio Ambiente.

CONDUTOR – É o indivíduo, devidamente habilitado, que conduz o veículo automotor.

CONTINGÊNCIA – É o serviço que, embora iniciado, não pode ser concluído devido a interrupção de comunicação com os sistemas Renach e Renavam.
Por serem considerados exceções, esses casos recebem tratamento administrativo diferenciado.

CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito.

CONTRIBUINTE – É a pessoa obrigada ao pagamento de tributo – impostos, taxas ou contribuição de melhoria – ou penalidade pecuniária.

CÓPIA REPROGRÁFICA – É o resultado da reprodução de um documento, por cópia fotostática.

COR FANTASIA – É aquela que não se enquadra no padrão normal das cores, como por exemplo um veículo de pintura similar a jeans.

CORREGEDORIA DO DETRAN – Fiscaliza e controla o fiel cumprimento dos procedimentos operacionais definidos para todas as áreas e processos. Apura as ocorrências e denúncias que envolvem áreas e funcionários do órgão.

CPF – Cadastro de Pessoa Física.

CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

CRMI – Curso de Reeducação ao Motorista Infrator.

CRV – Certificado de Registro de Veículo

CTB – É o mais recente Código de Trânsito Brasileiro.

CUBAGEM – Medida que afere a capacidade de transporte de carga.

C.V. – Cavalo Vapor ou HP – Horse Power) – Representa a capacidade de potência do motor, em razão direta com RPM (rotação por minuto).