Outros Usos para o Papel Laminado

Escrito por

O papel laminado é muito utilizado na preparação e conservação de alimentos – e não precisa ir direto para o lixo depois de cumprir sua função. Vale a pena limpá-lo e guardá-lo para ser usado para outras finalidades. Descubra a seguir quais são elas.

Uso do Papel Laminado na Cozinha

papel laminado tesouraUm dos usos mais populares do papel de alumínio é afiar facas e tesouras. Dobre o material algumas vezes e corte-o com a faca ou com a tesoura. Repita por mais quinze vezes – e tenha cuidado. Elas estarão bastante afiadas.

Uso do Papel Laminado no Forno e no Fogão

Elimine o mau cheiro da geladeira embrulhando os itens que emitem o odor com uma camada de plástico filme e, por cima, papel laminado. Essa medida, inclusive, ajuda a manter a umidade do alimento – ótimo para conservar frutas cortadas na geladeira.

Se o açúcar mascavo exibir grânulos difíceis de desfazer, pré-aqueça o forno a 300 graus, use o papel alumínio para forrar uma assadeira, espalhe o açúcar mascavo e aguarde 5 minutos.

Já as massas das tortas podem ficar mais crocantes com o uso do papel de alumínio. Basta tirá-las do forno passado um pouco da metade de seu tempo no forno e cobri-las.

papel laminado grillAliás, quando se trata de fogão, use o papel laminado para forrar ao redor das bocas e evitar que a gordura e outros respingos sujem a superfície. As panelas, por sua vez, podem se livrar de sujeiras difíceis e serem polidas esfregando pedaços do papel de alumínio.

Você tem um grill? Forre seu fundo com o papel de alumínio. Ele vai recolher gorduras e restos de comida. Faça bolinhas com ele e esfregue as grades, para limpá-las melhor.

E na hora de confeitar doces e bolos, faça um cone onde possa rechear de cremes e coberturas e use-o para decorar os quituts.

Papel de Alumínio na Hora de Passar Roupa e Outras Funções Domésticas

Na lavanderia, uma folha de papel laminado embrulhando a tábua de passar ajuda a passar suas roupas à ferro mais rápido. Deixe a parte mais brilhante virada para cima. O alumínio reflete o calor e diminui bastante o número de passadas.

passando roupa papel de aluminioSe você estiver passando tecidos como lã, viscose ou seda, coloque a folha de papel laminado sobre a peça e passe. O calor será transmitido sem causar dano à roupa.

Para clarear objetos de metal, coloque-os dentro de uma panela grande ou tigela revestida de papel de alumínio cheia de água e duas colheres de chá de sal. Deixe-os de molho por três minutos e lave-os em seguida, deixando secar naturalmente.

Quando o parafuso e a porca não se encaixam muito bem durante a obra, enrole o primeiro com papel laminado e tente de novo. Aliás, dobradiças e maçanetas devem ser cobertas com esse material na hora da pintura de portas ou janelas. Assim, manterão seus brilhos originais.

E quando precisar arrastar móveis pela casa, coloque quadrados de papel laminado sob os pés deles. Assim, não arranharão o piso e ajudam no deslizamento.

Se a mola do compartimento de pilhas de um aparelho estiver torta, impedindo o funcionamento das baterias, encaixe na folga existente um pedacinho de papel laminado. Ele fará com que a pilha fique no lugar certo sem interferir na condução de energia.