Quem tem filhos em idade escolar sabe como é confuso o período de início das aulas – principalmente no começo do ano. Se, depois de longas férias de verão, voltar a acordar cedo é difícil para qualquer adulto, imagine para as crianças! Mas não se preocupe: a seguir damos dicas sobre como restabelecer uma boa rotina de volta às aulas.[clear]
De nada adianta começar a se organizar no primeiro dia de aula. O ideal é que algumas medidas sejam tomadas gradativamente, alguns dias antes. A organização deve ser sempre precedida de um planejamento.
[h2 type=”2″ width=””]Horários de Dormir e Acordar para Crianças[/h2]
Os horários de dormir e acordar, por exemplo, devem ser as primeiras mudanças para uma volta às aulas produtiva. Tanto para você como para seus filhos.
Cerca de uma semana antes do início das aulas, retome o horário limite para estarem todos na cama. Mesmo que ainda não estejam com sono, estimule-os a ir dormir dentro da antiga rotina.
Esse horário do relaxamento antes de dormir vai acostumando o corpo deles a voltar a ter sono cedo. No dia anterior ao início das aulas, todos irão para a cama no horário previsto.
Pela manhã, também estipule um horário máximo para levantarem da cama. Não é necessário fazê-los acordar tão cedo, mas a cada dia durante esta semana anterior às aulas, acorde-os meia hora antes do que estavam acostumados durante as férias.
Assim, no dia das aulas eles já estarão habituados com o novo horário.
Estabelecer horários para dormir todos os dias não deve ser visto como uma rigidez na rotina infantil. Pelo contrário: é sinal de respeito às necessidades da criança e estímulo ao aprendizado.
Se seus filhos ainda precisam de um cochilo após o almoço, tente administrar o horário das atividades sem eliminar esse sono da tarde.
[h2 type=”2″ width=””]Material Escolar: Quando e Como Comprar?[/h2]
Normalmente, as escolas entregam aos pais a lista do material escolar no começo do ano. Aproveite essa antecedência para iniciar a pesquisa de preços desde então.
Para esta fase inicial de comparação de preços o melhor é ir sem as crianças, pois elas vão querer comprar tudo – e sempre o mais caro! Nesta pesquisa, leve um lápis e um bloco e vá anotando qual loja tem os melhores preços para determinado item da lista.
Atenha-se a três lojas para pesquisar – ou àquelas recomendadas pela própria escola.
Você poderá realizar todo esse processo online, desde a verificação de preços de livros como a própria compra.
Antecipe-se sempre. Deixar para última hora faz você gastar mais, pois não terá tempo disponível para pesquisar, e não terão mais tantas opções de cada item para você escolher – os melhores sempre acabam antes.
[h2 type=”2″ width=””]Material Escolar e o Canto de Estudo[/h2]
Organize o local de estudo das crianças e veja o que ainda restou do ano anterior que pode ser utilizado, o que pode passar do irmão mais velho para o mais novo e assim por diante.
Corte da lista o que você já tem. Ensine seus filhos a dar valor ao dinheiro utilizando cada objeto até o fim, ao invés de desperdiçá-lo comprando de novo o que já possuem.
Depois de saber onde irá comprar cada item da lista, agende um ou dois dias para ir às compras. Desta vez com as crianças, se preferir. O ideal é que elas participem da compra do material mais específico para o gosto delas, como cadernos, fichários, canetas, estojos, essas miudezas.
Lembre-se de comprar itens extras do que sempre acaba rápido, como lápis, borrachas, fitas adesivas, papel, entre outros. Separe uma prateleira ou uma gaveta de um armário da sua casa e estoque esse material extra.
Assim, você só precisará voltar a uma papelaria no ano seguinte!
Depois de tudo comprado, marque uma ou mais tardes para encapar os livros e etiquetar o material necessário. As crianças maiores gostam de ajudar nesta fase e você termina esta etapa com mais rapidez. Então, convoque-os!
Deixe tudo arrumado, dentro de mochilas e sacolas, para levar no primeiro dia de aula. Com antecedência, você não precisará ficar madrugadas adentro encapando livros.
[h2 type=”2″ width=””]Programe a Rotina Escolar[/h2]
Uma família organizada tem uma agenda onde todos os compromissos são marcados. Você pode ter tanto uma agenda comum, de papel, ou um calendário grande pendurado em uma parede da sua casa.
O ideal é que todos possam vê-la, assim saberão onde cada membro da família está naquele dia ou horário. As crianças devem participar da programação desta agenda a partir de uma idade onde compreendam o que aquilo significa.
Assim, antes das aulas começarem, marque na agenda o horário de cada um levantar, escovar os dentes, tomar banho, se vestir, tomar café da manhã, sair de casa, e assim por diante.
Os horários de atividades fora do colégio, como aulas de natação, futebol, dança, idiomas, e o que farão dentro de casa também, como estudar, brincar, jantar, dormir, enfim, todas as atividades deles entram na agenda.
Com esta programação prévia, fica mais fácil deles compreenderem o motivo de não poderem ficar brincando até tarde, por exemplo. E começam desde cedo a desenvolver a disciplina e o senso de organização.
Além disso, você poderá incluir atividades extras que forem surgindo com mais facilidade, sabendo o dia e o horário livres na agenda de cada um.
[h2 type=”2″ width=””]Deixe Tudo Pronto no Dia Anterior[/h2]
Crie o hábito de deixar o máximo de tarefas prontas ou semi-prontas no dia anterior. Esse recurso torna as manhãs muito mais tranquilas e sem aquela sensação de que esqueceu algo em casa.
Antes de dormir, separe o uniforme das crianças, material escolar, sapato, tudo o que irão precisar no dia seguinte. Se elas já forem grandinhas, vá criando esse hábito nelas também, peça para ajudarem você e um belo dia, elas já conseguirão fazer sozinhas!
A mesa do café da manhã também já pode ser adiantada na noite anterior: coloque os pratos, xícaras, açucareiros, torradeira, cafeteira pronta para ser ligada, enfim, tudo o que não for perecível pode ficar na mesa a noite toda.
Assim, ao acordar, leve apenas o que estiver na geladeira.
O lanche das crianças também pode ficar pronto, na lancheira ou dentro da geladeira. Você vai se surpreender com a tranquilidade das suas manhãs com essas resoluções no dia anterior!
[h2 type=”2″ width=””]O Transporte Escolar[/h2]
Se você não mora tão perto da escola dos seus filhos, precisa definir com antecedência também o transporte para levá-los todos os dias.
Se for você a responsável pelo leva-e-traz, tente encontrar um caminho mais curto ou faça um teste saindo 10 minutos antes do habitua. Às vezes esses minutinhos fazem toda a diferença no trânsito.
Procure saber se tem algum amiguinho das crianças morando perto de você. Proponha um revezamento entre você e a outra mãe ou pai.
Se você contrata uma van ou o ônibus da escola para levá-los, reserve o lugar deles com antecedência e se organize para pagar no dia marcado.
Caso more relativamente perto do colégio, veja se é possível seus filhos maiores irem de bicicleta ao invés de irem à pé. É uma alternativa mais rápida e pode significar alguns minutinhos a mais de sono todos os dias!
Tente sair de casa, no mínimo, 5 minutos antes do planejado: imprevistos podem acontecer a qualquer momento, como um congestionamento, uma árvore caída no meio da rua ou qualquer outra coisa que impeça as crianças de chegarem na hora.
Com isso, o estresse já começa cedo.
Com planejamento, esses imprevistos não atrapalham sua rotina e todos se mantêm calmos o dia todo.