Como Organizar um Destination Wedding

Escrito por

O destination wedding é uma forma de tornar um casamento ainda mais inesquecível. Nele os noivos escolhem outra cidade para realizar o evento. No entanto, diferentemente do elopement, onde o casal se casa quase em segredo, existe, sim, uma lista de convidados. Mas como organizar um casório assim? A gente te conta a seguir.

Destination Wedding: Onde Realizar

O planejamento de um destination wedding gira em torno de um destino diferente. Então é importante escolher um lugar realmente especial, que tenha a ver com vocês.

Ou que vocês já sonhem em conhecer juntos, já que existe a possibilidade de vocês ficarem mais tempo na cidade e já emendar numa lua de mel.

É possível que seja em algum lugar mais próximo, como uma cidade no campo ou na praia a poucas horas de carro. É uma maneira de descomplicar a organização e facilitar o comparecimento dos convidados.

Cogite uma charmosa igreja local. Ou então mesmo ao ar livre. Fazendas históricas, vinícolas, hotéis, pousadas, clubes… inclua todas as possibilidades no seu radar.

Se for em outro país, leve em conta a época do ano em que será realizado. E prepare-se para processos legais mais complexos e gastos maiores.

Como Convidar para um Casamento em Outra Cidade

destination weddingSeu foco deve estar tanto no casamento quanto nos aspectos práticos envolvidos, principalmente para os convidados. Se você fizer questão de que todos eles apareçam, talvez não seja a melhor opção.

Para aumentar a chance de que isso aconteça, você deverá marcar numa época de férias ou num final de semana. Também cogite providenciar e pagar, por sua própria conta, transporte e hospedagem.

Afinal, o gasto extra com passagens de ônibus ou avião e hotel e pousadas pode desanimar algumas pessoas.

Ao mesmo tempo, se sua lista for mais seleta mas ainda assim o orçamento for generoso, um destination wedding para 30 pessoas pode acabar custando o mesmo que um casamento para 200 pessoas.

Mas se vocês forem mais desencanados, apenas convidem. Mesmo assim é importante indicar lugares para hospedagem e dicas sobre como chegar lá.

É possível que acabe sendo um casamento pequeno, mas nada vai superar o fato de que será em outro lugar: o do sonho de vocês!

Convidem com antecedência. Um casamento em outra cidade ou país inclui o planejamento de uma viagem.

Convidem as famílias e amigos com pelo menos três meses de antecedência – ou com no mínimo seis meses no caso de um evento internacional.

Faça isso por meio de um “save the date”, ou “guardem o dia”, em português livre. Para que todos já deixem marcadinho nas agendas e possam se organizar melhor.

Organizando um Casamento à Distância

destination weddingNão abram mão de contratar um bom organizador de casamentos da própria cidade escolhida. Reserve alguns dias para ir até o lugar e conversar pessoalmente com esse profissional.

Nessa visita ele vai dar ideias sobre como e onde realizar o seu grande dia. Você também vai experimentar opções de bolos, doces, pratos; conhecer escolhas de flores, decoração… enfim, tudo o que um casamento tradicional requer. Mas com um toque local.

Se o seu casório for fora do país, comece procurando um organizador daqui que seja especializado em ocasiões internacionais. Já existem várias dessas agências no mercado.

Curta seu Destination Wedding com Originalidade

Se o destino escolhido for pitoresco, pense em adotar os sabores e a estética locais.

Um vestido branco de bordadeiras da região, lembrancinhas de artesãos de lá, comidas típicas, ritmos tradicionais. Incorpore o lugar nos pequenos detalhes. Homenageie a cultura local.