App que significa e Webapp ? É internautês… saiba tudo

Escrito por

App que significa

Essas palavras são muito usadas hoje em dia: fulano construiu um App para Android, tal empresa agora tem Webapp, cicrano trabalha com aplicativos.

O que isso tudo significa?
Qual a diferença disso para tal bom e velho “software” que existia antes?

A resposta é “não muita”. Todos esses nomes descrevem programas de computador e são usados normalmente para significar qual plataforma o software pertence, qual tecnologia é usada ou simplesmente para entrar na moda.

Quando programas de computador vinham em disquete ou CD, eles eram chamados de “software” (pra diferenciar do “hardware”, ou o computador em si). O nome Microsoft vem daí, uma época onde a companhia era uma micro empresa que fazia softwares nos anos 80.

App que significa

App que significa - Site mobile do FazFácil no iPhone

O termo App na maior parte das vezes significa Aplicativo para celulares.

Algumas vezes o software é chamado de “Aplicação” ou “Aplication“, muitas vezes abreviado de App.

A princípio eram sinônimos, mas com a popularização do iPhone e em seguida do Android, com suas “AppStores”, lojas onlines onde o processo de comprar e instalar o software é muito simplificado, “App” acabou se transformando em sinônimo de aplicativos para celular.

Como aplicativos de celular costumavam ser mais simples que seus irmãos de desktop parecia fazer sentido também simplificar o nome.

Hoje em dia, celulares são capazes de rodar programas complexos ao mesmo tempo que softwares para computadores aprenderam muitas lições do celular em termos de simplificar a nossa vida. Nesse sentido, voltou a fazer sentido chamar qualquer programa de App.

Webapp

App que significa - Site do FazFácil no iPhone

Ao acessar o FazFácil de seu iPhone, uma opção aparece de adicionar ele na tela de início

Esse termo é usado para programas de software que rodam completamente dentro do seu navegador de internet (Chrome, firefox ou safari por exemplo).
São na verdade sites que usam tecnologias de browsers modernos para rodar de forma muito semelhante a apps completas.

Hoje em dia sites são tão capazes que existem sistemas operacionais inteiros que rodam somente “webapps” como por exemplo o Chrome OS do Google ou o Firefox OS da Mozilla.

Alguns sistemas operacionais de celular tentam borrar essa diferença, fazendo com que um site muitas vezes seja indistinguível de um aplicativo.
Você está em um bom exemplo disso: para uma demonstração, basta acessar o FazFácil a partir de um iPhone, da Apple.

O site normal irá aparecer simplificado, voltado para celulares.
Aperte o botão central com uma setinha  botao de enviar para  e em seguida aperte “adicionar na tela de início”.

App que significa - Site mobile do FazFácil

Isso adicionará um ícone do FazFácil na sua tela.
Esse ícone se comporta exatamente como qualquer aplicativo no seu telefone: você pode movê-lo para outras telas segurando ele por alguns segundos e arrastando, ou apaga-lo apertando o X.

Ele ocupa uma tela inteira e não tem barra de navegação, ao contrário de um site comum.

O conteúdo desse “webaplicativo” é idêntico ao site e ele funciona somente como um “favorito”, um atalho para o melhor site da internet ;) mas poderíamos mostrar um jogo ou qualquer outra coisa que quisessemos.

Pra quem usa a única diferença desse ou de outro aplicativo é que o FazFácil você não encontra na AppStore.

 

App que significaAgora que você aprendeu a diferença entre Aplicativo, Software, App e Webapp, esperamos que você guarde esse link na sua tela de início!

Aliás recomendamos que você não só mantenha ele ali como aproveite e guarde cada uma das suas seções favoritas: preparamos ícones lindos para você ter um atalho direto para o melhor conteúdo da internet!