Notebook Leve para Quem Viaja

Escrito por

Hoje em dia é bem comum utilizarmos o notebook para diversas tarefas, seja no trabalho, na faculdade ou em casa.

Rapidamente surge a necessidade de procurar modelos ainda mais compactos, leves e fáceis de transportar para qualquer lugar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como escolher o notebook ideal para quem busca por mobilidade – mas não abre mão de um desempenho satisfatório.

Notebooks mais Leves para Transportar

notebook viagemOs notebooks por si só já trouxeram mais mobilidade para o nosso dia a dia.

O único problema é que, apesar de portáteis, nem todos os modelos são adequados para quem precisa de um equipamento fácil e prático de ser transportado.

Isso acontece porque um notebook tradicional possui, em média, cerca de 3kg – um peso e tanto para você carregar nas costas durante o dia inteiro, certo?

Felizmente, já existem modelos mais adequados para quem viaja bastante, pois possuem alguns diferenciais “de peso”.

Notebooks ultraleves com cerca de 1kg, tamanho de tela entre 11 e 15 polegadas e maior autonomia de bateria são os mais indicados para esse público.

E, dentro desse perfil de notebooks (ou seja, leves e compactos), os netbooks e ultrabooks estão entre as máquinas mais indicadas para quem busca por modelos mais confortáveis de carregar.

Abaixo você confere algumas das principais características de cada um deles:

Netbook

O netbook é o menor computador portátil disponível no mercado, consequentemente, é também o mais básico. Justamente por isso, tem uma bateria mais durável e é mais leve.

Frequentemente encontrado em modelos com tela de 11 polegadas e menos de 1kg, é o mais indicado para quem viaja bastante e não tem muitas exigências em relação ao desempenho do computador.

Ultrabook

O ultrabook tem como principal característica sua espessura ultrafina – o que torna-o bem mais leve e fácil de transportar.

Mas não para por aí: esse modelo também é um dos portáteis mais potentes do mercado, podendo contar inclusive com uma configuração semelhante àquela encontrada em computadores desktop de alto desempenho.

Consequentemente, os ultrabooks se apresentam bem mais caros quando comparados aos notebooks e netbooks.

Notebook Leve: O Que Levar em Conta

Além de pensar nas características que o tornam adequado para viajar, também é preciso pensar em quais são as suas necessidades em relação ao notebook – e como ele será usado.

O computador será de uso doméstico, para navegar na Internet, assistir filmes e trabalhar com o Pacote Office? Ou, então, serão utilizados softwares mais pesados, como editores de imagem, vídeo e áudio profissional?

Isso tudo também deve influenciar na escolha do notebook – afinal, de que adianta ser fácil de transportar se ele não cumpre a sua finalidade?

Para escolher o melhor modelo, fique atento às configurações de memória RAM, HD e processador. Confira o que cada uma dessas especificações significa – e pelo que você deve procurar:

Memória RAM

notebook praiaEstá diretamente relacionada ao desempenho do notebook – ou seja, quanto maior a memória RAM, melhor o rendimento e a velocidade da máquina.

Para quem deseja apenas navegar na internet e executar programas simples, uma memória RAM de 2GB já é o bastante.

Softwares mais elaborados e com funções que exigem maior desempenho, como, por exemplo, edição de imagens, já podem ser rodados em notebooks com 4 ou 6GB de memória RAM.

Agora, para quem precisa de uma máquina potente, utilizada para editar vídeos ou rodar jogos em suas configurações visuais máximas, as memórias de 8 a 16GB são as mais indicadas.

HD (Hard Disk)

A capacidade do HD diz respeito ao espaço de armazenamento propriamente dito. Dados, softwares, arquivos… tudo é “guardado” no disco rígido (ou Hard Disk, em inglês).

Sua capacidade varia entre 32 a 1024GB, e para escolher o melhor para você, siga a mesma dica dada anteriormente sobre a memória RAM: quanto maior a sua necessidade de performance, maior deverá ser a capacidade do HD.