gasolina - posto de combustiveis

O que é octanagem?

É a resistência que a gasolina tem a auto-ignição (detonação), o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência.

A detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico.

Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação.

Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível utilizado para determinar a taxa de compressão, curvas de avanço de ignição e tempo de injeção.

Qual é a diferença de octanagem entre a Podium e as demais gasolinas ?

– Considerando o IAD (índice Antidetonante):

· Podium = 95 (no mínimo);

· Premium = 91 (no mínimo);

· Comum e aditivada = 87 (no mínimo).

Vale a pena trocar de combustível, ou seja, usar a gasolina Podium no lugar da comum ?

– A gasolina Petrobras Podium apresenta alguns benefícios que são facilmente percebidos em uns veículos e outros que não são facilmente percebidos, embora existam. Eles são:

· Maior durabilidade do motor (menor formação de depósitos nos motores, possibilitando aumentar os intervalos entre as manutenções);

· Baixo nível de emissões de gases poluentes no meio ambiente (menos poluente);

· Melhor desempenho (resposta) nas retomadas de velocidade (somente para os veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem).

Dependendo do grau de importância dado aos benefícios, a gasolina Petrobras Podium pode ser uma excelente opção a ser usada em qualquer veículo.

O que é gasolina batizada?

Gasolina batizada é o mesmo que gasolina adulterada, ou seja, quando alguém adiciona solvente ou outros compostos à gasolina de modo a se obter um produto mais barato, porém com qualidade inferior à exigida pela especificação do produto.

É bom lembrar que o uso de gasolina adulterada, ou “batizada”, pode causar danos aos motores dos veículos.

Troca de combustivel

No tocante à substituição da gasolina Comum pela aditivada, é que toda gasolina aditivada tem poder detergente/dispersante.
Ao ser utilizada após um longo período de uso de gasolina comum, que não é aditivada, poderá provocar entupimentos nos bicos injetores e nos carburadores.
Por esta razão, deve-se tomar os seguintes cuidados:

· não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento;

· comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, gradativamente, até atingir 100% de gasolina aditivada.

Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de se utilizar a gasolina aditivada.

 Encher o tanque completamente não é bom:

Se voce mandar encher o tanque ate a boca, parte deste combustível vai sair pelo suspiro.

O ideal é encher no automático da bomba, porque assim só entrará  combustível até a altura do respirador do tanque (suspiro ou ladrão).