Mulheres: Como se Proteger de Assaltos

Escrito por

Infelizmente as mulheres ainda são mais visadas pelos bandidos do que os homens. Assaltos contra pessoas do sexo feminino costumam ser muito mais frequentes. No entanto, existe como diminuir bastante os riscos de sofrer um assalto. Confira algumas dicas a seguir.

Evitando Assaltos: Esteja Atenta e em Postura de Alerta

Assaltantes escolhem vítimas que parecem distraídas, perdidas ou de alguma forma frágeis. Portanto, esses são sinais que você não quer apresentar por aí se realmente deseja evitar assaltos.

Esteja sempre atenta ao que está acontecendo ao seu redor. Não caminhe olhando para o celular. Mantenha a postura reta, confiante, e olhe frequentemente para os lados.
Um andar firme também ajuda a desencorajar os bandidos. Toda essa linguagem corporal ajuda a dizer “Não me ataque, pois estou pronta para reagir e dar trabalho”.

a rua tambem e minha mulherAfinal, bandidos preferem presas fáceis. Para eles, surpreender alguém despreparado é um ótimo negócio, pois a vítima obedece com rapidez e a ação criminosa termina rapidamente.

Portanto esteja, também, sempre consciente da região onde está circulando. Se vai transitar por um bairro que não conhece, não saia de casa sem antes conferir a área no Google Maps.
Estude por onde exatamente deverá passar para chegar aonde precisa. Mesmo que seja o caminho mais longo, não troque uma rua movimentada por um atalho mais deserto.

Muitos movimentos femininos estão em curso para assegurar, para as mulheres, o direito universal de ir e vir, a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, enquanto a sociedade ainda não resolve esse problema, evite circular pela cidade durante a noite.
Se for inevitável, vá acompanhada. E redobre a atenção.

Se você está de carro, observe atentamente a cena ao redor do seu automóvel enquanto se aproxima dele num estacionamento. Já tenha as chaves em punho, para abri-lo e entrar com rapidez.

Caso note movimentos, indivíduos ou outros veículos suspeitos perto do seu, volte imediatamente para onde estava e peça ajuda. daremos detalhes mais adiante.

O Que Fazer Quando o Suspeito Chega Perto Demais

Aqui a importância da atenção se confirma totalmente.

Se sentir a aproximação de uma pessoa suspeita por trás, surpreenda-a saindo repentinamente do seu caminho e entrando rapidamente numa loja, por exemplo. Você deverá quebrar a expectativa dele não só sobre a sua rota como também sobre sua suposta distração. Isso vai deixá-lo confuso e provavelmente ele desistirá de você como vítima.

Outra maneira de se proteger é ficar atento a alguém que chega por trás e emparelha com você no mesmo passo, caminhando no mesmo ritmo. Assim que notar isso, nem pense duas vezes: gire imediatamente e comece a caminhar rapidamente para a direção oposta.

Confira constantemente se o indivíduo continua se afastando ou se ele está vindo atrás de você. Se isto ocorrer, procure um policial ou, na pior das hipóteses, entre numa loja.

Evitando Sequestros Relâmpago

Outra modalidade muito frequente de assalto é o sequestro relâmpago.

Ele pode acontecer com a simples aproximação de um estranho na rua, que poderá abraçá-la como um amigo e encostar uma arma na altura do seu tórax. Ele exigirá que você visite os caixas eletrônicos de bancos onde possui conta e retire todo seu dinheiro para lhe dar.
Para evitar que isso aconteça, siga as dicas do capítulo anterior. Nunca deixe que um estranho a aborde.

estacionamentoContudo, também é muito comum que bandidos fiquem à espreita em estacionamentos de supermercados, prédios comerciais ou shopping centers. Eles costumam abordar suas vítimas bem no momento em que elas se aproximam do automóvel.
Eles apresentam a arma e entram com elas dentro do carro.

Bandidos também podem esperar a vítima entrar no carro para entrarem em seguida. Portanto, assim que entrar no seu veículo, tranque imediatamente as portas, dê partida e saia o mais rápido possível de onde está. Esse deve ser um procedimento normal para você, aplicável em qualquer ocasião.

Se tiver muitas sacolas, coloque-as de qualquer jeito dentro do porta-malas e entre no carro. Nada de ficar retocando a maquiagem ou consultando o celular antes de dar a partida. Faça essas coisas quando chegar em casa.

Outra maneira frequente – e ainda mais perigosa – de sequestro relâmpago é utilizando vans brancas. Se você notar que uma delas está parada ao lado da sua porta do motorista, entre no seu carro pela porta do passageiro.

O truque utilizado pelos bandidos é puxar a vítima para dentro da van assim que ela abre a porta do próprio automóvel.
Fique atenta, também, se houver uma pessoa do sexo masculino sentada no banco do carona de um carro ao lado do seu lado do motorista.

Se visualizar, de longe, algumas dessas cenas, volte ao estabelecimento onde estava e peça para um segurança acompanhá-la até seu automóvel.

Viu? Sempre é possível sair do radar dos bandidos!