Muitos motociclistas possuem grupos de amigos que também são amantes das duas rodas.

Quando o número de motociclistas aumenta, pode surgir a ideia de criar um clube.

Assim surgem os motoclubes (MCs) ou motogrupos (MGs).

Como Funcionam os Motoclubes

O motoclube pode, e deve, ser registrado com CNPJ e sede – com direito a formação de organização ou sociedade civil, estatuto e contrato social.

motosNo futuro, pode se filiar a uma associação ou federação de motoclubes e organizar eventos conjuntos.

Uma vez criado, começa a chamar a atenção de outros motociclistas que conhecem ou que tem um amigo vinculado a um clube.

Então esses novos motociclistas passam por estágios dentro do motoclube.

Tratam-se de níveis hierárquicos – geralmente três ou quatro, até finalmente ter seu colete ou jaqueta completo com nomenclatura e o escudo.

Existem tanto os ditos clubes “militarizados”, com código de ética e comportamento bem rígido, assim como clubes menos formais, mas com identidades bem definidas.

De modo geral, os grupos possuem valores em torno do respeito às leis de trânsito, ajudar terceiros, segurança na hora de pilotar.

As particularidades giram em torno do modo de se vestir, como se admite novos membros, como e de quais eventos participar, penalidades para quem não cumpre as regras, forma de contribuição financeira para a manutenção do clube e assim por diante.

Vantagens de Participar de um Motogrupo

Um grupo bem organizado, que funciona bem, aproxima os amantes de motocicletas, criando vínculos duradouros e camaradagem.

A troca de informações e experiências, além de companhia sempre certa para passeios, é outro ponto a favor da participação de motogrupos.

Se o motoclube é bem gerido, os benefícios se estendem até mesmo para descontos em compras e viagens.

Passeios de Moto em Grupo

Um dos pontos altos de fazer parte de um grupo de motociclistas – dentro de um motoclube formal ou não – é pegar a estrada.

Nosso consultor de motociclismo, Daniel de Castro, explica como funciona:

O destino é escolhido pela maioria. A busca é sempre por estradas seguras -, asfalto, acostamento e sinalização – assim como pela presença de policiamento,

Utilizamos siglas para pegar a estrada e também sinalizações com as mãos para avisar os motociclistas atrás sobre algo que esta ocorrendo à frente.

Os passeios podem ser do tipo BV (bate-volta), que envolve a chegada ao destino, descansar um pouco, parar para abastecer, comer alguma coisa e voltar para casa; ou BF (bate-fica), quando é uma viagem para pernoitar em algum lugar ou passar o final de semana.

motociclistasQuando um dos membros está sem gasolina ele avisa aos demais emparelhando com eles e dando um tapinha no tanque – assim todos saberão que é preciso parar para abastecer.

É importante jamais deixar alguém sozinho. Todos devem estar atentos a todos os demais motociclistas do bando.

Apontar para o chão significa perigo: óleo, detritos, buracos; apontar para cima pode ser radar à frente ou uma blitz policial por exemplo.

Dicas para Viagens Longas de Moto

Motociclistas mais apaixonados costumam aproveitar as férias para fazer longas viagens de moto.

É importante já ter um roteiro minuciosamente traçado.

motosO roteiro inclui não apenas as estradas que serão utilizadas como também o número de pedágios que serão atravessados, locais exatos dos postos de gasolina, oficinas, borracheiros, hotéis e pousadas.

A revisão preventiva da moto é obrigatória: é importante assinalar que, ao contrário dos automóveis, motos não permitem que se leve pneu estepe ou outros equipamentos de auxílio no caso de enguiço.

Assegure-se de que o seu bagageiro comporta e segura bem a mala no lugar. O ideal é que sua moto tenha mala lateral, baú ou bolsa de tanque.

Jamais dispense o equipamento básico de segurança: capacete de boa qualidade, jaqueta, luvas e botas.

O seu assento deve ser realmente confortável: um regular pode se tornar um problema quando você passa horas sentado nele. Almofadas em gel podem ser uma ótima aquisição.