Molduras para Valorizar Fotos

Escrito por

Uma boa foto pode ser tão valiosa quanto uma pintura. É por isso que cada vez mais pessoas as tem tratado como uma obra de arte: emolduradas e penduradas em locais importantes da casa, ou em porta-retratos com molduras muito especiais. Veja a seguir como escolher uma moldura que a valorize ainda mais.

Como Escolher Molduras para Fotos

porta-retratoA moldura ideal deve tanto valorizar a foto que ela abraça quanto dialogar com a decoração do ambiente ao qual pertence.

Um macete para alcançar o primeiro objetivo é escolher uma moldura com um dos tons presentes na foto. A paleta de tons precisa ser a mesma. No caso de fotos preto e branco, a moldura deverá ser de uma dessas cores.

Em geral, o preto fica melhor nas fotos P&B. Mas se a sua decoração for mais leve ou clássica, opte pela branca. No entanto, atenção: molduras brancas tendem a chamar mais atenção do que o conteúdos de fotos coloridas.

molduras diferentes fotosMolduras metalizadas lisas são uma ótima saída. Elas são perfeitas para casas mais modernas. Já as talhadas com padrões se encaixam melhor em decorações mais tradicionais ou rústicas.

Molduras mais finas interferem menos no conteúdo da foto. Também ficam melhores quando a foto é mais descontraída. As mais largas valorizam mais fotos clássicas.

Aqui, o paspatur é indicado para que a moldura grossa não roube a cena da fotografia.

Molduras de Fotos: O Que Evitar

moldura porta

Uma janela pode se tornar moldura de fotos

Mesmo no caso de se apaixonar uma moldura, pense duas vezes: é importante que ela não seja mais atraente do que a imagem que você vai enquadrar.

Na contramão, não compre qualquer moldura. Existem muitas malfeitas por aí. Elas podem destruir a beleza da foto, além de desvalorizar o restante da sua decoração.

Sim, existem paspatures de outras cores além do branco. Uma boa loja de molduras as oferecem. Assim como a moldura branca pode não ser a melhor aposta para a sua foto, o mesmo ocorre com o paspatur. Se ele puder ser do mesmo tom da moldura, ficaria excelente.

Outra dica: as molduras de diferentes fotos não precisam ser iguais. Molduras diferentes podem ter muito a ver entre si. Vai da sensibilidade estética de cada um.

Isso é uma ótima notícia. Afinal, existem molduras em muitos materiais e formatos. Madeira, metal, gesso, palha, vidro, couro, espelhos… Além disso, você pode transformar pneus de bicicleta, lanternas de vidro e até mesmo janelas com vidros em molduras muito originais.