Menos Plástico, Mais Planeta Terra

Escrito por

Você tem noção da quantidade de plásticos que consumismos? A produção anual gira em torno de 450 milhões de toneladas/ano e não se recicla nem 9% desse total. Essa conta não fecha e quem leva o saldo negativo é o meio ambiente. Precisamos ter consciência do quanto nossos hábitos impactam nos mares, rios, animais e clima. Hoje falaremos sobre as sacolas, copos e canudos plásticos e quais são as alternativas para substituí-los.

Compreender que pequenas mudanças no nosso dia a dia podem contribuir de forma positiva para minimizar os danos causados a natureza é um passo pequeno, mas de grande importância para mudar padrões de consumo e criar uma postura de consciência para com as nossas escolhas.

Sacolas Plásticas: Grandes Contaminadoras do Meio Ambiente

O número é altíssimo: são inacreditáveis um milhão de sacolas plásticas usadas por minuto ao redor do planeta Terra.

Relacionado à praticidade e ao conforto, é também o resíduo que causa maior impacto no meio ambiente. Na maior parte das vezes são usados por apenas uma vez e depois descartados.

Estima-se que 35% das sacolas são usadas por apenas vinte minutos, enquanto sua decomposição leva em torno de 300 anos.

As sacolas plásticas também são vilãs dos oceanos, sendo altamente prejudiciais à vida dos animais. Cerca de 100 mil espécies marinhas morrem por ano em decorrência da ingestão de sacolas plásticas, pois não conseguem diferenciá-la de alimento.

Também responsável pelo efeito estufa, uma vez que libera o gás carbônico em seu processo de decomposição.

Como Substituir Sacolas Plásticas

Sacolas de bioplástico são feitas de amido de milho, biodegradáveis e de baixo custo. Podem ser consideradas uma boa opção na substituição às sacolas plásticas convencionais.

Sacolas feitas a partir de material reciclado, que vão de material plástico até caixinhas de leite, são também uma ótima opção por reutilizarem materiais, apesar de não serem biodegradáveis. A vantagem é o fato de não serem descartáveis.

Para o mercado e a feira, use carrinho de mão dobrável. A vantagem desse produto é que ele é resistente (geralmente é feito de microfibra e armação em alumínio), prático e facilita na hora de carregar as compras mais pesadas.

Sacolas retornáveis, como as ecobags, também são resistentes, práticas e modernas. Se precisar transportar um grande número de compras, opte pelo uso das caixas de papelão.

Países que Já Baniram as Sacolas Plásticas

Bangladesh desde 2002
Quênia desde 2017
África do Sul desde 2013
Ruanda desde 2008
Mauritânia desde 2014
Índia desde 2010
China desde 2008
Itália desde 2011
França desde 2016
Argentina desde 2008
EUA desde 2007
México desde 2010

Canudos Plásticos

Muitos lixos pequenos são extremamente nocivos pra saúde do planeta, e o canudo é um deles. São consumidos diariamente ao redor do mundo 1 bilhão de canudos descartáveis ao dia.

Eles demoram 150 anos para desaparecerem e são usados em média por apenas cinco minutos. É bastante comum animais marinhos morrerem por engolirem canudos e terem seus órgãos perfurados.

Substitutos para o Canudo Plástico

Hoje em dia existem várias alternativas bacanas pra substituir os descartáveis. Canudos de vidro, de inox, de papel e até mesmo de bambu.

Então, se você achar muito necessário, tenha o seu sempre com você e não gere esse lixo.

Copos Plásticos

No Brasil, estima-se que consumimos, diariamente, cerca de 720 milhões de copos de plástico descartáveis! E pasmem: o copo plástico tem duração de 450 anos no meio ambiente e geralmente e utilizados por alguns poucos segundos.

Produzimos cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. Pior: o potencial de reciclagem deste produto acaba por não ser satisfatória, sendo a maior parte descartada incorretamente, agravando assim a poluição do planeta.

Precisamos colocar em prática o conceito de redução, reutilização e reciclagem e substituição.

Como Substituir Copos Plásticos

Leve copos reutilizáveis dentro da bolsa.

Hoje existem vários modelos no mercado. Os retráteis, feitos a base de silicone, são ótimos.

Ficam bem pequenos, prático para guardar e na hora que bater a sede é só espichá-lo.

Também há os tradicionais copos de vidro, copos de porcelana, de inox e os biodegradáveis, que se decompõem entre 20 e 40 dias.

A Importância da Conscientização

A  divulgação de todos os argumentos em relação ao uso de produtos plásticos  é o ponto chave para gerar a conscientização ambiental. É necessário o início de uma mudança cultural e estrutural na e sociedade com os resíduos.

Deve existir uma sintonia entre o pensar e agir. Só assim podemos afirmar que juntos estamos em busca de um planeta melhor.

E você? Como pretende contribuir para reduzir a quantidade de lixo plástico no planeta?