Como Melhorar o Desempenho do PC

Escrito por

 

Algumas ações simples são suficientes para aumentar drasticamente a performance geral do seu computador.

Conheça algumas dicas para deixar o Windows mais rápido e descubra como evitar fontes de lentidão no seu PC.

Reduza os Aplicativos que Iniciam Junto com o Windows

Muitos aplicativos insistem em iniciar junto com o Windows.

Entre os mais comuns encontramos o Skype, Messenger Plus, Windows Live Messenger, Adobe Reader (na verdade vários da Adobe), Groove Monitor, etc.

Os fabricantes fazem isto para acelerar o carregamento do aplicativo quando você quer usá-lo. Entretanto tal prática acaba sendo mais irritante do que benéfica.

Felizmente podemos desabilitar a inicialização automática.

Existem vários programas que ajudam a controlar os aplicativos que inicializam junto com o computador. Aqui irei mencionar o Autoruns, um software criado pela Microsoft, que ajuda a identificar estes aplicativos.

Na imagem abaixo vemos que ele é completo, revelando os detalhes mais ocultos do que acontece enquanto o Windows carrega.

manu-computador-otimizacao2

Para desabilitar a inicialização automática de algum aplicativo, basta desmarcá-lo na interface do Autoruns.

Observe que algumas opções podem até mesmo inviabilizar o carregamento do Windows – portanto use este software com cuidado.

O aplicativo não exige conhecimento técnico, apenas bom senso.

Se não se sente seguro, modifique apenas as opções da aba “Logon”. Você poderá desativar todos os aplicativos que constam ali com segurança, sem risco de danificar o Windows.

Evite Barras e Complementos para Navegadores

Alguns outros fatores tem efeito negativo na performance do computador.

Devemos evitar as barras para navegadores, pois seu benefício dificilmente é superior ao custo em termos de diminuição da área visível e incremento da velocidade do navegador.

Complementos para navegadores também devem ser instalados com critério, uma vez que impactam diretamente na sua performance. Instale somente o que precisa e se não precisar mais, desinstale.

Não Instale Qualquer Coisa em seu Computador

Transformar seu computador em um campo de testes de todo tipo de jogo e programas é caminho certo para lentidão em curto prazo.

Atualmente não é indicado instalar um software simplesmente clicando em Next > Next > Next, sem ler o que está fazendo. Tornou-se prática comum entre os desenvolvedores propor a instalação de várias coisas absolutamente desnecessárias.

Computador com Pouca Memória? Desative os Efeitos Visuais

Desative os efeitos visuais do Windows e, se o seu computador tem muito pouca memória, remova até o papel de parede.

Para ajustar todos os efeitos visuais para obter um melhor desempenho, digite “Informações e Ferramentas de Desempenho” na caixa de pesquisa do Windows, encontrada ao clicarmos no menu Iniciar, e selecione o resultado.

Na caixa de diálogo que irá abrir, clique em “Ajustar Efeitos Visuais”, selecione “Ajustar para Obter um Melhor Desempenho” e clique em OK.

manu-computador-otimizacao3

Todas as opções de efeitos visuais serão desativadas, mas podemos fazer nossas próprias escolhas, ativando ou desativando os itens de forma individual.

As funções são autodescritivas e intuitivas.

Na dúvida, escolha a opção “Deixar o Windows Escolher a Melhor Opção para o Computador”.