Como conseguir uma melhor visibilidade ao dirigir?

Escrito por

 

A visibilidade proporcionada ao motorista é uma questão fundamental de segurança no trânsito.

O CESVI recomenda uma série de atitudes para que o condutor conte com a melhor visibilidade possível enquanto estiver dirigindo.

• Evite deixar objetos mal acomodados ou sobre o porta-pacotes traseiro, utilize o porta-malas ou os assentos dos bancos para isso, desde que devidamente fixados.

Lembre-se de que a permanência de quaisquer elementos entre o espelho retrovisor interno e o vidro traseiro, por menores que sejam, atrapalham a visibilidade, além do perigo de se tornarem um projétil letal, no caso de colisão que o arremesse para frente contra os ocupantes.

• Evite colar adesivos nos vidros traseiros, pois eles reduzem a visibilidade e aumentam o risco de acidentes.

• Na ausência de ocupantes, abaixe os encostos de cabeça do banco traseiro. Essa prática beneficia a visibilidade pelo vidro traseiro.

• É fundamental que o motorista verifique os ajustes do banco, altura do cinto de segurança e ajuste dos retrovisores, que deve ser feito por último.

O ajuste do retrovisor interno deve refletir o máximo da área do vidro traseiro, já os externos devem refletir o máximo possível do meio externo, o ajuste pode ser feito fechando-se o espelho até começar a ver a ponta traseira do veículo, quando é preciso abrir um pouco novamente, mantendo-se a linha do horizonte um pouco abaixo do meio do espelho.

No caso de manobras de estacionamento, as guias e laterais do veículo podem ser vistos movimentando-se a cabeça.

• Todo acessório, seja destinado à personalização visual ou de áudio, deve respeitar o campo destinado à visão e seguir determinados critérios de instalação.

Seguem alguns exemplos:

– Instalação de aerofólio, este acessório deve ser o mais baixo possível quando se tratar de um veículo sedan e, quando se tratar de veículo hatch, deve ser instalado sem sobreposição com a serigrafia superior do vidro vigia traseiro;

– Instalação de break-light, este equipamento deve ser o menor possível e, preferencialmente, instalado na região superior do vidro traseiro;

– Instalação de alto-falantes traseiros, o ideal é aproveitar os espaços laterais destinados originalmente para isso.
Só em último caso deve ser instalado no porta-pacotes traseiro, e ainda assim, o mais baixo possível;

– DVD/CD player – quando destinados aos ocupantes traseiros, sua instalação deve ser feita atrás do encosto de cabeça dos bancos dianteiros.

• Evite modificação na suspensão, tornando a dianteira do veículo mais baixa do que a traseira, o que prejudica a visibilidade traseira.
Além disso, essa prática pode inutilizar os cursos de ajuste dos espelhos retrovisores externos, comprometendo a visibilidade lateral.

• Quando houver um ocupante no banco traseiro, a melhor localização para ele é sentado imediatamente atrás do motorista; no caso de dois, devem permanecer mais próximos das laterais do veículo.

• Sempre que houver a alteração de peso/carga transportada pelo veículo, o condutor deve verificar se há a necessidade de novo ajuste dos espelhos retrovisores.

• Havendo a necessidade de substituição do parabrisa ou do vidro traseiro, prefira os originais, reduzindo o risco de deformações em suas superfícies que geram distorções sobre o campo visual.

• O sensor de estacionamento oferece vantagem na redução do risco de acidente por visibilidade envolvendo manobras traseiras; entretanto, cada veículo possui um alcance diferenciado que deve ser conferido no manual do proprietário.

• A maioria dos retrovisores internos possui um importante recurso na melhoria da visibilidade noturna, chamado antiofuscante, que evita a reflexão excessiva dos fachos de luzes e a conseqüente perda momentânea da visão e seus riscos.
Seu acionamento pode ser manual ou automático.