Produtos Lubrificantes e Desengripantes: Quando Usar

Escrito por

Nada mais chato do que abrir uma porta que range. Ou que simplesmente abre mais lentamente porque as dobradiças estão enferrujadas. A solução? Produtos lubrificantes e desengripantes. Entenda melhor o que cada um deles faz em diferentes peças e casos.

Os óleos comuns para lubrificar peças de metal estão caindo em desuso. Já há tempos os lubrificantes especiais e produtos desengripantes estão assumindo a missão de soltar peças mecânicas enferrujadas e mantê-las em forma.

Ferramentas de metal, porcas, parafusos, dobradiças de portas e janelas, peças automotivas e eletrodomésticos se beneficiam muito deles. Dependendo do produto isso pode incluir, inclusive, peças eletrônicas.

Quando Usar um Produto Lubrificante

Produtos lubrificantes como o WD 40 não são óleos. Na verdade, eles servem para eliminar a graxa e outros itens gordurosos de uma peça. Mas mais que isso: também os mantém lubrificados – portanto em ótimo funcionamento, sem gerar ruídos.
Também protegem contra o surgimento da ferrugem e afastam a umidade – mesmo com sua textura líquida finíssima.

dobradiça sprayAo contrário de fórmulas menos sofisticadas, essa classe de produtos também podem ser aplicados sobre componentes eletrônicos e em computadores. Não atrapalham no fluxo de energia elétrica pois não são condutores.

Também não atraem poeira nem grudam nela, pois, novamente, não é uma substância gordurosa. Na verdade, sua base é livre de silicones ou lanolinas.

Ou seja, sua composição é segura para, ainda, tratar borracha ressecada ou mesmo madeira. Já que não é corrosivo como o querosene, por exemplo.

Para utilizar um produto lubrificante não gorduroso, é recomendável limpar as partes que serão tratadas. Caso a aplicação seja em aparelhos eletrônicos, desligue-os antes de fazê-lo.

Quando Usar Produtos Desengripantes

Os desengripantes são especialmente utilizados quando duas peças de metal ficam emperradas. Isso pode ocorrer por conta do aparecimento de uma corrosão ou por estarem apertadas demais.

Mas também possuem a propriedade lubrificante, que mantém materiais ferrosos protegidos contra a ferrugem e em melhor funcionamento.

São feitos à base de óleos vegetais biodegradáveis, inofensivos para o contato humano e ecologicamente corretos.

Podem ser utilizados no automóvel, protegendo inclusive partes cromadas. Em casa, conservam qualquer eletrodoméstico, trincos de porta, dobradiças, fechaduras, ferramentas, porcas e parafusos. Ou seja, qualquer item mecânico.

Não é indicado para uso em eletrônicos nem em plásticos. Não acumulam poeira.