Como Limpar Alianças de Ouro

Escrito por

 

De todos os detalhes da festa de casamento, o único que irá permanecer presente por todos os dias na vida do casal é a aliança, responsável por representar a união em matrimônio.

Símbolo do casamento há vários séculos, essa joia delicada requer cuidados especiais, para manter a aparência e o brilho.

Para manter a joia sempre bonita e conservada, confira abaixo algumas dicas para limpar a aliança e como cuidar dela melhor:

Cuidados na Hora de Limpar Alianças

A aplicação de qualquer produto na aliança deve ser feita com a joia fora do dedo. Isso permite que a limpeza seja feita da melhor maneira possível e evita alergias na pele.

Também é indicado que a aliança só seja usada novamente quando ela já estiver seca, pois os traços remanescentes do produto podem irritar a pele.

Limpeza de Alianças: Solução Simples

alianças casalPara fazer a limpeza rotineira da sua aliança, basta mergulhá-la em uma solução de 200 ml de água morna, com cinco gotas de detergente por cinco minutos.

Depois, esfregue suavemente o anel com uma escova de dentes de cerdas macia. Enxágue com água corrente e seque com uma flanela.

Esse procedimento é ideal para a manutenção da joia, independente se ela é de ouro ou ouro branco.

Produtos Específicos para Limpeza do Ouro

Algumas marcas, como as conhecidas Monzi e Swissgold, trazem produtos específicos para polir joias de ouro de diferentes tipos, como anéis, brincos, colares e pulseiras, inclusive para peças de prata e bronze.

No caso das alianças, coloque a medida especificada do produto em um copo com água e deixe-a assim pelo tempo necessário. A secagem pode ser feita com um pano macio ou uma flanela.

Esses produtos podem ser encontrados em joalherias.

Flanela Mágica para Limpar Alianças

aliançasOutra maneira simples e eficiente de limpar joias de ouro e de prata é a flanela mágica.

Esse pano já vem com um composto que ajuda a retirar pequenos riscos da aliança, devolvendo brilho à peça. Para usá-la, basta passar a flanela sobre a joia suavemente até alcançar o resultado.

A flanela mágica costuma ser vendida nas joalherias e lojas de acessórios.

Polimento Profissional de Alianças

Se você possui a aliança há vários anos e percebe que ela já não tem mais o brilho de antes, é chegado o momento de levá-la a um joalheiro para fazer o polimento.

Porém, como esse procedimento é mais caro que os demais e pode desgastar um pouco anel, é indicado que seja feito apenas quando for necessário.

Limpeza de Alianças com Pedra

aliança diamanteAs alianças com diamante, pérolas e outras pedrarias necessitam de atenção ainda maior, pois cada material reage de um jeito aos procedimentos.

Nesses casos, o melhor é optar pelo tradicional banho de água e detergente neutro, já que o contato com algumas substâncias pode alterar o brilho das pedras.

Em caso de dúvidas, consulte um joalheiro e saiba qual o procedimento ideal para a sua aliança.

Cuidados Especiais com Alianças de Ouro

Embora seja um acessório para ser usado todos os dias, algumas situações podem prejudicar o brilho e a integridade da aliança.

Entrar na piscina usando a aliança, por exemplo, pode danificá-la, por causa do cloro. Além disso, outras tarefas também não devem ser feitas na companhia da joia, como faxina, academia e aplicação de maquiagem.

Portanto, deve-se evitar o contato direto da aliança com substâncias fortes e prestar atenção aos seus hábitos, evitando esbarrar em objetos ou causar atrito entre ela e algum material que pode causar riscos.

Aos poucos, isso pode prejudicar o ouro e deixá-lo sem brilho.

Guardando Alianças de Casamento

Quando precisar tirar a aliança temporariamente, escolha uma caixinha especial para guardá-la, que seja livre de exposição solar e de umidade.

Assim, esse objeto tão especial continuará em bom estado por muitos e muitos anos.

Porque é um objeto de grande valor, tanto sentimental quanto monetário, considere guardá-lo num cofre quando for viajar.