Nada de jogar legumes e verduras fora. A menos que você os tenha deixado estragar (que pecado!), aproveite cada alimento que você ainda tem em casa. Melhor: aprenda a esticar a vida útil das hortaliças assim que elas chegam da feira.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Cuidando de Legumes e Verduras ao Voltar da Feira[/h2]
A princípio a regra era nunca lavar suas hotaliças quando chegar em casa. Isso porque a umidade é um grande acelerador do envelhecimento desses alimentos.
No entanto desde que a Covid-19 começou a circular entre nós esse pensamento caiu em desuso. É, sim, importante higienizar frutas, legumes e verduras quando chegar em casa.
No entanto é altamente recomendável secá-los muito bem com papel toalha antes de guardá-los. Mas sem esfregar, para não retirar a camada natural que os protegem e atrasam o apodrecimento.
Separe cada item em diferentes potes plásticos ou saquinhos hermeticamente fechados. Se puder forrá-los com mais papel toalha, melhor. Ele ajuda a controlar a umidade no interior.
Isso é especialmente verdadeiro para brócolis, berinjela e cenoura, que envelhecem mais rápido sob a ação do gás etileno que outras hortaliças podem liberar.
Cebolas e batatas também não são grandes amigas na hora de guardar. Acomode-as separadamente em bolsas pásticas com pequenos furos e durarão muito mais. Coloque uma maçã junto com as batatas que o efeito é ainda melhor.
E por último: mantenha todos esses alimentos no gavetão localizado na parte inferior da geladeira. Ali é mais frio, e quanto mais frio melhor a conservação da suculência e do aroma dos itens.
[h2 type=”2″ width=””]Prolongando Legumes e Verduras: O Que Deve Ficar Fora da Geladeira[/h2]
Atenção: alguns alimentos, tais como tomates, pimentões e pepinos devem ficar do lado de fora da geladeira até que sejam cortados. A temperatura ambiente é ideal para eles.
Aliás, todos os legumes verdes devem seguir essa recomendação. É importante que esses alimentos fiquem num lugar com boa ventilação, em cestas vazadas.
Tomates (que sabemos, são frutas) devem ficar com as hastes Os aspargos devem ficar fora do refrigerador, dentro de um vaso. Como você faria com flores.
Brócolis e couve-flor, mesmo inteiros, podem ser guardados dentro de um pote com água – desde que você a troque diariamente. Também podem ficar enrolados numa toalha úmida.
Enrole o aipo em papel de alumínio.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas Particulares para Diferentes Legumes[/h2]
Isso é divertido – e eficiente: armazene as cebolas numa meia-calça velha. Separe-as dando um pequeno nó na meia entre uma e outra. Isso pode estender a vida útil delas por meses.
Aipo e brócolis podem ser embalados em papel alumínio e colocados na geladeira. Depois de abertos, conserve o restante do aipo num pote fechado com um pouco de água dentro.
Essa última dica vale para cenouras também.
[h2 type=”2″ width=””]Como Esticar a Vida Útil de Verduras e Ervas[/h2]
O truque do embrulho em papel alumínio também serve para fazer com que a alface fique verdinho e crocante por mais tempo.
Sempre seque as folhas de verduras e ervas e embale em papel toalha. Isso é muito importante. As gotículas de água murcham as verduras.
Guarde alimentos folhosos em saquinhos plásticos herméticos. De vez em quando dê uma checada para ver se continuam secos.
O manjericão, em particular, pode ficar do lado de fora da geladeira dentro de um vasinho com água, a exemplo dos aspargos. Como flores.
[h2 type=”2″ width=””]Outras Alternativas para Salvar Legumes e Verduras Maduros[/h2]
Você sempre pode partir para o congelamento de muitas hortaliças, é claro! O branqueamento dos legumes é simples de fazer e muito eficiente.
Tomates podem ser usados para fazer um belo molho. A partir daí é só consumir – ou congelar também.
O mesmo com legumes: prepare aquela bela sopa, sem medo.