Lave Roupas Escuras sem Deixar que Desbotem

Escrito por

Roupas escuras são as preferidas de muita gente. Afinal, elas tendem a alongar a silhueta, disfarçando pequenas imperfeições físicas, e são sempre elegantes. O pretinho básico usado por Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo” ficou consagrado como o look definitivo para qualquer mulher, em qualquer ocasião. Além disso, peças pretas, marrons, cinzas ou marinho são muito usadas no inverno. Lave roupas escuras preservando a tonalidade, evitando que desbotem.

Antes de Lavar suas Roupas Escuras

Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, separe as escuras das claras. Mas esta não é a única triagem. Entre as roupas escuras, selecione-as por tipo de tecido.

Uma peça de lã cinza poderá soltar pelos e enfestar uma saia preta de algodão, por exemplo.

Antes de colocar na máquina, coloque as roupas escuras do avesso.

Dicas para Preservar Roupas Pretas e Escuras na Hora da Lavagem

roupas pretasUtilize o ciclo suave na hora de programar a máquina de lavar. Água morna ou quente tende a desbotar as cores. Portanto opte pela fria.

Simplesmente evite colocar roupas pretas e escuras de molho. O ideal é amolecer a sujeira antes com um removedor de manchas para tecidos delicados, ou sabão líquido do mesmo tipo.

Ou seja, dispense totalmente produtos que buscam branquear as peças. O mercado já oferece sabão específico para roupas escuras.

Jamais lave peças escuras com sabão em pó. Aposte sempre no sabão líquido, em especial para roupas delicadas ou coloridas.

O pó é claro e pode ficar impregnado por entre a trama, fazendo a roupa escura parecer desbotada.

Secando e Cuidando das Roupas Escuras

Evite secar suas roupas escuras na secadora. O calor poderá, aos poucos, desgastar a peça, desbotando-a.

O ideal é secar naturalmente no varal. Contudo à sombra, pois os raios do sol também ameaçam a integridade da cor escura.

ferro roupa escuraNa hora de passar, verifique a possibilidade de usar ferro com temperatura mediana. Passar a roupa do lado do avesso.

Às vezes o ferro de passar acaba gerando um brilho indesejado nas roupas escuras.

Caso você identifique pelinhos e fiapos que comprometam o tom escuro da peça utilize um rolinho adesivo para removê-los. A diferença que faz é notável.