Saber como lavar biquínis, maiôs e sungas que desfilamos pela praia, cachoeiras e piscinas é essencial. Como um dos principais exportadores de moda praia, muitas vezes as peças custam caro mesmo dentro do Brasil. Portanto a seguir ensinamos como cuidar das suas roupas de banho, sem mistério.
Por que ter cuidados especiais com sua roupa de banho
Biquínis, maiôs e sungas são feitos a partir de fibras de elastano e polímeros. Esses componentes da lycra e outras malhas semelhantes são resistentes à água do mar e ao cloro da piscina – além de serem elásticos, não “murchando” depois de molhados.
Ao mesmo tempo não deixam de ser peças delicadas, suscetíveis ao desbotamento pelo sol e gradual perda de elasticidade quando muito usados.
Mas sim, existem formas de lavar biquínis, maiôs e sungas com perfeição e conservá-los por mais de um verão. Acompanhe.
Como lavar roupa de praia
Faça a coisa certa, que é lavar biquínis, maiôs e sungas assim que chegar em casa. Se quiser pode entrar no chuveiro frio (nunca morno nem quente), se despir ali mesmo e já dar uma enxaguada inicial, retirando o grosso do sal, do cloro e da areia, se for o caso.
O próximo passo é lavar manualmente numa pia ou tanque, também com água fria. Utilize sabão de coco ou neutro. E atenção, pois nem sempre sabão em barra ou líquido são neutros.
Como lavar biquínis e outras roupas de banho de lycra branca
Na hora de lavar biquínis, maiôs e sungas brancos saiba que eles demandam cuidados extras. Isso porque tanto o sol, o mar, o cloro, o suor e produtos de proteção solar acabam amarelando essas peças.
Lave-as rigorosamente dentro das recomendações já apresentadas aqui. E nunca, nunca use amaciante: ele ajuda a oxidar a lycra, piorando a situação.
A dica para clarear biquínis brancos é mergulhá-los por 20 minutos numa solução de açúcar com água oxigenada. Enxágue bem com água fria.
O que não fazer na hora de lavar biquínis, maiôs e sungas
- Jamais deixe de molho. Isso só vai levar o tecido a desbotar mais rápido, ou até mesmo manchar;
- Nunca torça as peças. Apenas esprema-as com cuidado para tirar o excesso da água.
- Não passe à ferro. O calor, tanto da água quanto do metal, pode acabar com as fibras elásticas da malha. Sem contar que são roupas que esticam, né? Qualquer amassado desaparece na hora de vestir;
- Pendure no varal para secar à sombra. Tente não usar pregadores de roupa, para não deformar a malha. Secadora de roupas nem pensar;
- Não deixe suas peças de praia penduradas na torneira, chuveiro ou suporte para toalhas. O banheiro é um local úmido e vai demorar muito mais para secá-las.
Guardando biquínis, maiôs e sungas do jeito certo
Depois de seca, sua roupa de banho deve ser acomodada em saquinhos de tecido, organza ou TNT – um para cada conjunto de biquíni ou unidade de maiô ou sunga. Isso vai ajudar a proteger ainda mais cada peça e a manter o espaço organizado.
Evite saquinhos de plástico. Eles não deixam a roupa arejar, ajudando no surgimento de mofo.
Sutiãs de bojo com armação metálica devem ser guardados abertos. Assim ela não deformará ou rasgará a lycra. Também livre qualquer sutiã dos nós ou laços, para que os fios não percam a elasticidade tão cedo.
Então poderão ir diretamente para uma gaveta. O mundo perfeito é que essa gaveta seja exclusiva para sua moda praia.
Resista à tentação de forrar a gaveta com papel. Em climas mais úmidos eles podem acabar acumulando alguma umidade.
Outros cuidados com biquínis, maiôs e sungas
- Aplique a primeira camada de protetor solar ainda em casa, antes de vestir sua roupa de banho. Isso não só ajuda na melhor fixação do produto à pele como livra as peças do contato direto com ele;
- Mesmo assim você ainda vai precisar reaplicar o protetor quando estiver na praia, piscina ou cachoeira. Então não faça isso com pressa. Seque levemente o corpo e espalhe a loção sobre a pele, sempre levantando as beiradas do biquíni, maiô ou sunga;
- Tome eventuais chuveiradas de água doce. Isso remove, temporariamente, o excesso de sal e cloro da malha.