Máquina de Lavar Louça: Dicas Fundamentais

Escrito por

Embora ainda não tão essencial em muitos lares brasileiros, a máquina de lavar louça vem conquistando cada vez mais adeptos. A seguir damos dicas essenciais para tirar o melhor proveito do aparelho.

Para quem não tem uma auxiliar doméstica – e a família é grande -, nada melhor do que colocar a louça suja na lavadora. Assim você se livra de uma tarefa que leva tempo para ser cumprida, não é mesmo?

Como Escolher a Lavadora de Louça Ideal para suas Necessidades

As funções da máquina variam de acordo com cada modelo e fabricante. As mais modernas possuem um painel de controle com mais opções.

Veja se você realmente precisará e usará todas elas. Em caso negativo, você poderá economizar algum dinheiro.

Reservatórios de aço inoxidável e filtros auto-limpantes são comuns nos modelos mais modernos. Podemos, ainda, encontrar algumas com trituradores para moer pedaços de alimentos.

O processo de higienização também está cada vez mais moderno. O jato de água é mais intenso, existem mais ciclos de lavagem e a temperatura da água pode ser muito mais alta. Isso torna a limpeza mais eficiente.

Alguns modelos possuem um sensor que pode informar se o nível da água subiu muito. Caso isso ocorra, é ativada a função de drenagem para evitar que a máquina transborde.

Algumas máquinas ainda têm sensores que podem detectar a sujeira da água que sai da louça. Quando a água estiver limpa o suficiente, a lavadora vai saber que os pratos estão limpos e passar para o próximo ciclo.

Os cestos onde a louça fica armazenada possuem regulagem de altura em alguns modelos. Assim dá para colocar diferentes tamanhos de louça para lavar.

A última etapa em um ciclo de lavagem é a secagem, porém você pode optar por não utilizá-la. Esta etapa consome bastante energia. Se você não quiser aumentar muito sua conta de luz, deixe a louça secar naturalmente.

Dica: meça a louça que você tem em casa, incluindo panelas, antes de decidir qual modelo é o melhor para você.

Instalação e Manutenção da Máquina de Lavar Louça

Estas são dicas úteis para todos os eletrodomésticos:
Quando estiver pesquisando qual marca serve melhor para você, lembre-se de verificar se a instalação é oferecida pelo fabricante.

Caso contrário, você terá que contratar um profissional especializado para instalar o produto e isso aumentará o seu custo final.
Às vezes, um valor um pouco mais alto com este serviço incluído compensa mais.

A manutenção é fundamental para que sua lavadora de louças dure bastante tempo.
Mas, para que o serviço seja confiável, deverá ser feito pela assistência técnica autorizada pelo fabricante.

Lembre-se , antes de decidir qual marca comprar, de acessar o site do fabricante para verificar se há assistência técnica especializada próximo de sua residência.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: billaday