Tipos de Gás e Segurança da Lareira

lareira à gás
Lareira à gás com pedras vulcânicas da Bella Telha, projeto da designer Cibele Petrangelo

Lareias à gás podem ser alimentadas tanto por botijão (GLP, ou Gás Liquefeito de Petróleo) quanto por gás encanado (natural: mistura de vários gases, sendo o metano em maior proporção).

Portanto na hora da compra da lareira a gás, é preciso escolher um modelo de acordo com o tipo de gás que você tem ou pretende utilizar em sua casa.

Apesar de serem muito seguras, é importante assegurar alguns cuidados na instalação, sempre necessários a qualquer equipamento que utilize gás em ambientes fechados.

Não abra mão de pessoal especializado para instalar a lareira à gás.

Existem fabricantes que incluem no equipamento um sensor que faz a medição automática do nível de oxigênio no ambiente para que o gás e a chama sejam cortados em caso de desequilíbrio.

lareira à gás
Lareira à gás com pedras vulcânicas da Bella Telha, projeto da arquiteta Teresa Simões

Isso evita que  o ambiente fique com uma alta concentração de CO2.

Outro dispositivo de segurança também mede a quantidade de gás carbônico no ambiente e bloqueia a saída do gás quando a chama se apaga.

Uma lareira à gás de 80 cm (dimensão mais comum) ligada na chama máxima consome, em média, 400 gramas de gás por hora de uso, aquecendo 110m³.

 

Maria José Czimmermann é sócia proprietária da Bella Telha, especializada em churrasqueiras, lareiras, piscinas, telhados e a tudo que se refere a área de lazer.
Imagem em destaque: projeto de lareira à gás com pedras vulcânicas da Bella Telha. Projeto da arquiteta Letícia Prodocimo.