Lareira Ecológica: Ideal para Apartamentos

Escrito por

Lareiras à álcool etílico, de cozinha, são consideradas ecológicas. Afinal, a emissão de poluentes gerada pela queima do etanol é muito baixa, ideal para apartamentos, que não possuem chaminés. Fique por dentro a seguir.

Como Funciona a Lareira Ecológica

Apesar da variação de modelos, que variam da simples estrutura até um pequeno móvel aonde vem embutida, no geral lareiras ecológicas possuem uma tampa superior – o queimador – que dá acesso à câmara estanque que produz o fogo.

O queimador, por sua vez, pode ser vendido separadamente, para projetos de lareiras mais personalizados.

Com a ajuda de uma jarra, basta colocar o álcool na abertura da câmara. Então, com um isqueiro ou fósforo, ateia-se fogo na haste metálica umedecida no álcool. A lareira sempre deve vir acompanhada desse acessório.
lareira ecológicaCom a haste também é possível manusear o controle de intensidade da combustão, que é controlada pelo obturador.

Além do álcool etílico, também existe o chamado bio fluído para lareiras ecológicas, que é feito à base de álcool e promete um rendimento e nível de CO2 ainda melhores.
Álcool para abastecer automóveis, vendidos em postos de gasolina, no entanto, está completamente proibido. Ele vem misturado à gasolina, produzindo fumaça tóxica.

Por fim, as pedras utilizadas para cobrir a lareira – e que também ajudam a reter mais o calor – são do tipo limestone ou vulcânicas.

Vantagens da Lareira à Álcool

Além de serem simples de instalar, as lareiras ecológicas não exigem tubo exaustor, como lareiras à gás menores. Por conta da baixíssima produção de fumaça, são ideais para apartamentos.

O material de queima, que é o álcool, pode ser encontrado em qualquer mercado, e tem baixo custo. Além disso, um litro do produto tem um excelente rendimento. Proporciona cerca de três horas de queima.

Lareiras à álcool não produzem cinzas, sendo mais seguras para pessoas com problemas respiratórios e mais simples de limpar.

Cuidados ao Escolher a Lareira Ecológica

lareira ecologica

Pedras ajudam a reter o calor da lareira

A lareira ecológica deve ser toda em aço inox, incluindo suas partes internas. Fabricantes descuidados podem substituir filamentos metálicos pelos cerâmicos, que são cancerígenos se inalados.
Por isso elas devem sempre vir acompanhadas de um certificado de atoxidade.

Na hora da compra verifique se existe algum empenamento do metal. Isso pode gerar vazamentos perigosos.

Lareiras à Álcool Aquecem Bem?

Existem modelos que aquecem cômodos de mais de 100m2. Procure essas informações no manual do consumidor antes de comprar.

Orientações técnicas como essa também ajudam a indicar qual o melhor modelo para a sua necessidade, incluindo como dimensionar a lareira e detalhamento do isolamento técnico necessário.

Vale lembrar que as chamas produzidas são naturais e de intensidade que pode chegar a até 400ºC.