Internet – atitudes básicas de defesa contra roubos de informações!

Escrito por


Estas paginas são dirigidas as pessoas que ainda desconhecem as possibilidades de serem roubadas atraves de um dos muitos artificios que rodam pela Internet.

Por razões obvias, de quantidade e de criatividade, pois todos os dias aparecem novas formas de enganar o internauta, não pretendemos lista-las aqui.

Porém damos exemplos de atitudes básicas de defesa, que o internauta deve adotar!

 

Páginas de comércio eletrônico ou Internet Banking falsificadas

Você recebe uma mensagem por e-mail ou via serviço de troca instantânea de mensagens, em nome de um site de comércio eletrônico ou de uma instituição financeira, por exemplo, um banco.

Textos comuns neste tipo de mensagem envolvem o recadastramento ou confirmação dos dados do usuário, a participação em uma nova promoção, etc.
A mensagem, então, tenta persuadi-lo a clicar em um link contido no texto, em uma imagem, ou em uma página de terceiros.

Risco: o link pode direcioná-lo para uma página Web falsificada, semelhante ao site que você realmente deseja acessar.
Nesta página serão solicitados dados pessoais e financeiros, como o número, data de expiração e código de segurança do seu cartão de crédito, ou os números da sua agência e conta bancária, senha do cartão do banco e senha de acesso ao Internet Banking.

Ao preencher os campos disponíveis na página falsificada e clicar no botão de confirmação (em muitos casos o botão apresentará o texto “Confirm”, “OK”, “Submit”, etc), os dados serão enviados para os fraudadores.

A partir daí, os fraudadores poderão realizar diversas operações, incluindo a venda dos seus dados para terceiros, ou utilização dos seus dados financeiros para efetuar pagamentos, transferir valores para outras contas, etc.

Como identificar: seguem algumas dicas para identificar este tipo de mensagem fraudulenta:

• os fraudadores utilizam técnicas para ofuscar o real link para a página falsificada, apresentando o que parece ser um link relacionado á instituição mencionada na mensagem.

Ao passar o cursor do mouse sobre o link, será possível ver o real endereço da página falsificada na barra de status do programa leitor de e-mails, ou browser, caso esteja atualizado e não possua vulnerabilidades.

Normalmente, este link será diferente do apresentado na mensagem;

• acesse a página da instituição que supostamente enviou a mensagem, e procure por informações relacionadas com a mensagem que você recebeu;

• sites de comércio eletrônico ou Internet Banking confiáveis sempre utilizam conexões seguras quando dados pessoais e financeiros de usuários são solicitados.

Caso a página não utilize conexão segura, desconfie imediatamente.

Caso a página falsificada utilize conexão segura, um novo certificado (que não corresponde ao site verdadeiro) será apresentado e, possivelmente, o endereço mostrado no browser será diferente do endereço correspondente ao site verdadeiro.

Recomendações:

• no caso de mensagem recebida por e-mail, o remetente nunca deve ser utilizado como parâmetro para atestar a veracidade de uma mensagem, pois pode ser facilmente forjado pelos fraudadores;

• se você ainda tiver alguma dúvida e acreditar que a mensagem pode ser verdadeira, entre em contato com a instituição para certificar-se sobre o caso, antes de enviar qualquer dado, principalmente informações sensíveis, como senhas e números de cartões de crédito.