Impressora 3D: Comece a Usar a sua Hoje Mesmo

Escrito por

Com a impressora 3D é possível montar, em casa, objetos sólidos para sua própria utilização. Isto inclui desde brinquedos, joias, esculturas, protótipos de arquitetura ou design, implantes ou próteses para uso médico, peças sobressalentes de máquinas e até mesmo alimentos como chocolates e massas. Saiba a seguir como funciona esse tipo de mágica tão real.

Uma das grandes vantagens da impressora 3D é a facilidade de materializar aquilo que você deseja ou precisa ter. Para melhorar, as impressões de objetos e alimentos é rápida e eles costumam custar menos do que um original vendido no comércio tradicional.

A impressora 3D monta um objeto camada por camada a partir de cartuchos do material ideal para ele, segundo suas funções.

Faça Você Mesmo: Projetando o seu Produto 3D

impressora 3d softwareO primeiro passo para você ter em mãos um objeto saído da impressora 3D é projetá-lo. Para isso, você vai precisar de um programa de computador específico para a construção do mesmo. Sim, você vai precisar aprender a modelar do zero.

Isso, é claro, se você quiser criar um produto exclusivo, exatamente como você quer e com plenos direitos autorais. O que é o ideal para quem, por exemplo, pretende realizar artesanato 3D, e vendê-lo.

Se for mesmo o caso, existem muitos tutoriais online e cursos gratuitos via internet que ensinam tudo o que você precisa saber.

Caso queira mesmo investir em artesanato 3D, poderá adquirir sua primeira impressora por meio de financiamentos como, por exemplo, crowdfunding.

Contudo você também pode começar suas impressões a partir de modelos já prontos, disponíveis em sites especializados, com um enorme acervo de objetos de todos os tipos.

Algumas grandes empresas já estão liberando peças sobressalentes de seus produtos para que o consumidor imprima em casa e troque ele mesmo.

Materiais para Impressão 3D

impressão 3D camadaEm geral as impressoras 3D imprimem objetos a partir de cartuchos de termoplásticos FDM ou fotopolímeros PoliJet, cada um com composições específicas para diferentes tipos de objetos.

Mas não para por aí. Metais como aço, ouro, titânio; cerâmicas; papel; açúcar; borracha; areia; e tecidos humanos podem ser encontrados para criar os mais diversos tipos de produtos.

Uma marca de maquiagem 3D oferece cartuchos com misturas para os diversos itens de beleza e os programas exatos para que as clientes obtenham seus próprios batons, blushes e sombras em casa.

Já é possível imprimir outra impressora 3D a partir de uma impressora 3D. Num futuro próximo, casas inteiras poderão ser feitas a partir da tecnologia 3D – e com custo muito menor do que uma construção tradicional.

Impressão 3D em Cores e Preenchimento

impressão 3DSe você pretende construir objetos em cores, deverá escolher impressoras com duas extrusoras diferentes. Isso permitirá que você use dois filamentos de cores distintas no momento da impressão.

Equipamentos que funcionam com o processo de sinterização a laser são as melhores. Por serem maiores, é possível programá-los para pintar automaticamente cada uma das camadas no momento da impressão.

O objeto que você escolher pode ser oco, ou seja, com formas feitas apenas por uma camada mais externa, com um espaço vazio por dentro; ou maciço, totalmente preenchido.

A segunda alternativa gasta mais material de impressão e leva mais tempo para ser concluído, é claro. Mas os objetos maciços tendem a ser menos frágeis.

Uma forma de fortalecer projetos ocos é o de aumentar a espessura de suas paredes. O outro é empregar uma matéria prima mais resistente.

O oco e o preenchido são características que podem ser definidas no software de impressão ou na própria impressora 3D.

Assistência Técnica da Impressora 3D

Embora esse quadro esteja evoluindo periodicamente, os serviços de assistência técnica de impressoras 3D ainda é relativamente escassa no Brasil.

Se você não encontrar uma perto de você, entre em contato com o próprio fabricante. Ele pode oferecer suporte ao consumidor, indicando especialistas em reparos ou vendendo peças sobressalentes.

Caso você possua uma impressora 3D modelo RepRap – e um amigo em comum também -, poderá pedir a ele para imprimir a peça defeituosa da sua máquina na dele.