O melhor ambiente para se ter o home theater.[clear]
– Boa acústica da sala é sinônimo de equilíbrio: a sala não pode estar “morta” nem “viva”, mas sim “seca” (com um tempo de reverberação abaixo de 1s em todas as frequências audíveis).
É como se estivéssemos à frente de um palco ao vivo e ao ar livre: ouve-se claramente o som vindo direto das caixas, sem reverberações.
É buscar o som real o mais próximo possível, sem correções eletrônicas.
Lógico que se você domina algum instrumento musical, terá mais facilidade em saber discernir o que está bom ou ruim aos ouvidos (se bem que tudo é muito subjetivo).
Para aquele que tem interesse na auto-aprendizagem de algum instrumento, canto e treinamento do ouvido, procure mais artigos no http://www.mediafire.com/aacasarin.
– Volume & Medidas do ambiente da sala: é fato que quanto menor for o volume (m³) da nossa sala, maior será a influência negativa que suas superfícies exercerão sobre o som.
Volumes acima de 100m³ facilitam o controle das reverberações nasfrequências graves, as mais difíceis de serem controladas.
Sugiro uma operação simples: retire tudo o que não é essencial da sala, como móveis decorativos e “tranqueiras et al”, isso irá aumentar o volume livre e diminuir as superfícies refletoras.
Salas devem ser no formato “retângulo” (caixa de sapato!): as caixas frontais ficarão na parede de menor tamanho.
Existem diversas medidas “ouro” que melhoram a acústica da sala.
O último estudosobre medidas é da Universidade de Salford (Trevor Kox) onde se constatou que a proporção 1 : 2,19 : 3 (altura :largura : profundidade) é a melhor proporção para atenuar reverberações acústicas.
Ou seja, 2.6 x 5.694 x 7.8, 2.7 x5.913 x 8.1 e 2.8 x 6.132 x 8.4 seriam as mais recomendadas.
Você pode ler a íntegra do artigo,, inclusive os anexos “Best Room
Ratios” & “Second B. R. Ratios” no link http://www.acoustics.salford.ac.uk/acoustics_info/room_sizin /?content=index-
[h2 type=”2″ width=””]Tratamento Acústico do HT[/h2]
Sofás, cortinas, tapetes em tecidos grossos são materiais absorventes que auxiliam na acústica, porém cuidado com o uso excessivo para não deixar a sala “morta”.
Painéis absorvedores (quanto mais espesso mais absorve médios e agudos), normalmente, ficam nas parte frontal ou laterais da sala e difusores ficam no fundo (melhorando o efeito surround).
Painéis das marcas Isover e Vibrasom são baratos e no estilo do DIY (faça você mesmo).
Existem inúmeros produtos destinados para “afinar” a sala, como tubos de Helmholtz, Bass traps
(armadilhas de graves), painéis para teto, etc.
Lógico que o mais indicado é que deve ser feito um estudo especializado e detalhado para possibilitar o correto tratamento acústico.
Procure utilizar estantes de livros em madeira: ajuda na acústica.
[h2 type=”2″ width=””]Isolamento Acústico do Home Theater[/h2]
Tijolos maciços (até duplos), blocos preenchidos com areia e lã de rocha entre superfícies envolvidas melhoram a relação com o vizinho.
Também é interessante instalar feltros ou espumas adesivas nos vãos de portas e janelas ou, até, portas duplas