M?sica ? a fala do cora??o.
Cada batida da m?sica ? a batida real de seu cora??o.
Quando um m?sico, ou somente um audi?filo, aprecia com um ouvido bem afinado, o ?udio ressoa com mais energia e poder.
Infelizmente, muitos audi?filos n?o ligam pra isso, importando-se (ou limitando-se) apenas em usar o ouvido para saber a parte t?cnica e “fria” do som, ou seja, se est? equilibrado, se ? grave, se ? seco…
Digo-lhe: v? mais al?m!
Treine seu ouvido, mesmo que n?o goste tanto assim de m?sica, para saber e compreender e, assim, realmente “degustar” o ?udio de seu sistema, seja em m?sica, seja em v?deo.
H? muita diferen?a entre uma simples aprecia??o, talvez baseada em “achismos”, e de escutar o sentimento mais profundo da m?sica.
Estude m?sica no link (https://www.mediafire.com/?6p9h06dtr1uia8g) , estude treinamento do ouvido no link (https://www.mediafire.com/?6p9h06dtr1uia8g) , estude canto no link (https://www.mediafire.com/?g2qitlvn0vn) !
– Harm?nicos: quando emitimos uma nota musical, incont?veis ?subnotas?, os harm?nicos, s?o emitidos, s?o elas q determinam o timbre da nota, do tom. Se, relaxado, prestar bem aten??o ao tocar a nota D? (C), conseguir? ouvir o harm?nico Sol (G), por?m bem mais fraco.
Um vestido vermelho pode ser de v?rias tecidos com diferentes texturas (seda, cotton), mesmo assim sempre ser?o vermelhos.
Da mesma forma que um D? pode ser ?costurado? em um viol?o, num teclado, etc.: neles todos continuam sendo D?, com ?texturas? diferentes.
A ?cor? ? o tom (a nota), nunca varia: sempre d? o mesmo ?sentimento?; a ?textura? ? o timbre, vari?vel de acordo com os harm?nicos presente
– Ouvido Relativo: ? escutar a rela??o entre notas, os intervalos, como est?o conectadas e relacionadas para formar a estrutura musical.
? algu?m tocar um D?, e com este, outro cantar um D? ou um Mi (intervalo de ter?a maior)
– Ouvido Absoluto: ? escutar a nota e, sem rela??o alguma, saber qual ?
? a percep??o, sem rela??o alguma, da ?cor? da nota ou do ?sentimento? que ela passa
Perceba: voc? n?o precisa ver o vermelho para dizer que ? vermelho, simplesmente fecha os olhos e imagina o vermelho.
Com o OA, n?o ? preciso escutar um Db para, assim, o cantar.
Simplesmente voc? conhece a nota, imagina ela e depois a canta.
? muito abstrato: voc? consegue descrever a cor vermelha? E a branca? N?o… sabemos como s?o, mas ? abstrato pra descrever: assim tamb?m ? com o som.
O F# pra alguns ? forte, vibrante, para outros ? r?pido, etc.
? um assunto muito pol?mico, pois muitos dizem que o ouvido absoluto n?o pode ser desenvolvido.
J? David Lucas Burge no seu ?Perfect Pitch Ear Training? afirma sim que ? poss?vel.
Leia o curso dele aqui (https://www.mediafire.com/?6p9h06dtr1uia8g) : ? bastante interessante e, com certeza, no m?nimo, ir? melhorar sua percep??o auditiva, assim, com muita paci?ncia e dedica??o, poder? apreciar muito melhor seu investimento de Home Theater/?udio
– Timbre: dependendo dos harm?nicos presentes, uma nota pode ser ?costurada? em v?rios instrumentos, ou seja, o timbre far? com que seja poss?vel reconhecer o instrumento.
Um F? de um viol?o ? o mesmo F? de um teclado, com timbres diferentes .
– Tom/Nota: ? a frequ?ncia que est? sendo emitida produzindo uma ?cor? ou um ?sentimento? ?nico.
A nota F? pode ser tocada em v?rias oitavas (uma mais grave e outra mais aguda), em diferentes instrumentos, mas sempre soar? (sua ?cor? ou ?sentimento?) como um F?.