Pintura de paredes do espa?o multim?dia
Atr?s da TV deve ser de cor escura, preferencialmente preto fosco; as laterais em tons claros/past?is
Crie um esquema de sua sala de Home Theater
Fa?a layouts (desenhos): ? muito bom para prever eventuais erros.
Pode ser feito no bom e velho papel, l?pis e caneta ou atrav?s de programas, como o Google SketchUp, onde, rapidamente, aprende-se a projetar, em 3D, racks, salas, m?veis, etc. (pode-se utilizar a ferramenta de busca “get models” para copiar itens do seu grande banco de dados).
Procure os ?timos tutorias no site Sketchup Brasil -https://sketchupbrasil.com/ e aprenda rapidamente a utilizar esse ?timo programa
Destacamos alguns trechos importantes do site by Knirsch:
?As primeiras reflex?es s?o as mais prejudiciais para o som e precisam ser acusticamente tratadas.
Por exemplo, as primeiras reflex?es que ocorrem na frente e atr?s das caixas ac?sticas afetam a forma??o do palco sonoro na reprodu??o do som.
J? as primeiras reflex?es laterais s?o respons?veis por prejudicar a textura e o equil?brio tonal.
Outro aspecto importante que ocorre com a nossa percep??o psico-ac?stica ? o fato de que as segundas e terceiras reflex?es que atingem o nosso ouvido, num tempo maior do que algumas dezenas de milissegundos, e que se apresentam em intensidade bem menores do que a do som direto, essas reflex?es s?o menos relevantes e n?o consideradas por n?s porque n?o conseguimos identific?-las e muito menos entend?-las.
Na verdade elas s?o ?ecos? das notas que est?o sendo tocadas e que ficam reverberando pela sala.
Tanto ? que a ac?stica chama este fen?meno de ?campo reverberante?.
As consequ?ncias disto para o resultado sonoro s?o bastante desastrosas, pois a inteligibilidade do som fica bastante afetada, ou seja, notas perdem a sua nitidez.
Este problema se torna mais acentuado em salas maiores.
Quanto menor a sala, menor a influ?ncia deste fen?meno.
Conforme as dimens?es da sala podem ocorrer outros tipos de problem?tica, como por exemplo, o aparecimento de reflex?es em baixas frequ?ncias (na faixa de 60 a 100 Hz), que influencia na inteligibilidade do grave.
Para o ouvinte, quando isto ocorre, o grave soa retumbante e de ?uma nota s??.
?Este ? um problema de dif?cil solu??o.?