Como Frequentar Grandes Eventos com Segurança

Escrito por

De festivais de música a acontecimentos esportivos, como a Copa e as Olimpíadas, o Brasil está repleto de grandes eventos – mas a diversão só está garantida quando você toma alguns cuidados com a sua própria segurança.

Com algumas medidas simples você vai aproveitar ao máximo sua experiência sem contratempos ou acidentes para interferir.

Veja a seguir.

Como se Preparar para Grandes Eventos

Compre entradas com antecedência: isso garante o seu conforto e evita que você fique exposto a pessoas de má fé enquanto está na fila do ingresso. Fuja dos cambistas: você compra muito mais caro e muitas vezes o ingresso é falso.

estádio piscinaAnalise também como chegar até o local, vias de acessos, estacionamentos e aonde ficam os pontos reservados para o seu tipo de ingresso.

Use roupas leves e confortáveis e esqueça sapatos formais ou com saltos. Calças e saias devem ter bolsos profundos na parte da frente: evite guardar itens nos de trás. Dispense joias e relógios de valor.

Separe dinheiro para pequenas despesas, tais com refeições, água e transporte. Leve notas de valor pequeno: as de valor alto podem ser complicadas na hora de devolver seu troco.

Não esqueça de um documento de identidade com foto, um cartão de crédito ou do banco e a carteirinha do plano de saúde.

E sim, de preferência, deixe o carro em casa: prefira ir de táxi, ônibus ou metrô. Evite expor seu automóvel a estacionamentos com grande fluxo de pessoas e outros veículos.

Essa dica se torna obrigatória se você pretende consumir bebidas alcoólicas.

No entanto, se o carro for sua única alternativa, jamais estacione em locais não credenciados, e não deixe objetos dentro do veículo (som, bolsas e objetos de valor).

Dispense objetos que possam machucar alguém, como fogos de artifício, bandeiras com mastros pesados e garrafas de vidro. Na verdade, existe uma grande probabilidade desses itens serem confiscados pela revista de segurança do evento na hora da entrada.

Segurança com Amigos ou Família

show de musicaVocê provavelmente estará acompanhado por uma ou mais pessoas: eventos podem ser ainda mais divertidos junto com a família e amigos. Portanto, a primeira coisa a fazer ao chegar é estabelecer um ponto de encontro em caso de se perderem um do outro.

Se não resolver, procure um segurança ou policial para ajudar. Cogite fazer um anúncio no sistema de som local.

Também não é recomendável transitar sozinho pela rua ou menos em áreas internas: vá ao banheiro ou à lanchonete sempre ao lado de alguém conhecido.

Seja bastante moderado com bebidas alcoólicas: elas reduzem drasticamente o nível de atenção requerido para transitar com segurança em grandes eventos – sem contar que, se exagerar, você vai passar mal.

Essas duas consequências poderão estragar o evento para você e para aqueles que o acompanham.

Cuide do seu Bem Estar em Grandes Eventos

Faça pequenas refeições leves e hidrate-se bastante. Mantenha sempre uma garrafinha d´água na bolsa ou mochila.

Fique atento a empurrões: toda vez que isso acontecer, certifique-se de que todos os pertences continuam com você, em seus bolsos e bolsas.

Atenção, também, com estranhos à sua volta. Seja sempre amistoso. Caso estiver se sentindo incomodado pelo comportamento de terceiros, simplesmente procure outro lugar ou chame os seguranças do local.

Nunca entre em discussões, jamais se exalte. Por mais que o outro esteja errado, peça desculpas e se afaste.

Jamais aceite carona de estranhos ou de pessoas alcoolizadas.

Cuidados com Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos

arenaCrianças deverão estar identificadas com etiquetas ou pulseiras descrevendo nome, telefones fixo e celular do responsável e endereço.

Marque um local de encontro em caso de se perderem. Oriente-a a nunca aceitar ajuda de estranhos – apenas de seguranças uniformizados ou policiais.

Ande sempre de mãos dadas com a criança e com o adolescente. E não, eles não podem ir sozinhos ao banheiro ou à lanchonete.

Procure um local relativamente tranquilo para se acomodar com crianças e adolescentes. Mantenha distância de participantes portando fogos, bandeiras com mastros e buzinas.

Com crianças e adolescentes sob os seus cuidados num evento de grande porte, o consumo de bebidas alcoólicas se torna proibido.