GPS em celular: praticidade ou risco?

Escrito por

A tecnologia na palma na mão, smartphones e tablets trazem muitos serviços, entre eles os geomarcadores, famosos GPS. Entenda os benefícios e se previna dos perigos dessa ferramenta!

Vantagem de um celular com GPS

A função GPS é um diferencial na hora de escolher os aparelhos, os benefícios são muitos: chegar com facilidade a destinos desconhecidos, localizar facilmente restaurantes e outros serviços ao redor, ou como segurança (com a ajuda de alguns aplicativos é possível até mesmo localizar aparelhos em caso de roubos e furtos), são só algumas das vantagens da ferramenta.

Mas, até que ponto a tecnologia não pode se tornar inconveniente?
O GPS quando usados de forma errada, principalmente junto às redes sociais, pode causar pequenas confusões ou até mesmo colocar seu usuário em risco.

Programas com GPS que invadem sua privacidade

Se os geomarcadores possuem tantas qualidades, qual é o limite para se tornar um problema?

Algumas redes sociais habilitam automaticamente a função, mas, em todas elas é possível desabilitá-la no ícone de configurações.

gps no celular

Find My Friends – aplicativo da apple que permite localizer os amigos.

Isso evita que pessoas indesejáveis, ou más intencionadas, saibam onde você está, e que informações confidenciais venham a público.

A estudante de relações publicas, que prefere não ser identificada, conta que descobriu que o namorado a estava traindo por uma mensagem no facebook.
“Ele me mandou uma mensagem dizendo que estava na casa dos pais, mas o gps do aplicativo “Find my friend” indicava que ele a estava enviando de outro local”.

O seu uso fica ainda mais evidente na rede foursquare, que tem como principal intuito catalogar e compartilhar os lugares que você esteve.

Pietro Queiroz trabalha com Planejamento digital e de eventos, e também foi vítima da tecnologia, ao ir trabalhar em uma casa de eventos próximo a Rua Augusta, um ponto muito badalado do Centro de São Paulo
“Avisei meus pais: – Vou trabalhar.
Chegando ao local dei check-in no foursquare e ganhei uma badge. ‘PARABENS SEU PRIMEIRO STRIP CLUB’”.

Uma vez que toda tecnologia armazena alguma informação, o problema não está no armazenamento e sim em quem tem acesso a ele, e o que se pode fazer com esses dados.

“As pessoas deveriam refletir no mundo virtual o mesmo padrão de compartilhamento de informação da ‘vida real’. Antigamente você até poderia mostrar uma foto sua para alguém, mas, com certeza, não iria comentar logo em seguida hora, minuto e segundo; local com precisão de latitude e longitude, de onde a foto foi feita.”

Proteja-se nas redes sociais

Uma solução, portanto, é limitar quais amigos podem ver suas informações.

“Para isso existem listas de amigos e níveis de privacidade em redes como o facebook e o twitter, por exemplo, onde você pode decidir quem é seu amigo na rede e quem além de ser seu amigo receberá ou não aquele post em que você mostra aquela foto, naquele restaurante que você adora e vai todas as terças as 20:00, deixando sua casa #openparaladrões”, explica Felipe Carvalho, Técnico em Informática.

E completa “a principal ferramenta para inibir os curiosos de plantão ou até pessoa que querem a informação para agir com má fé é restringir ao máximo a lista de amigos com a qual você compartilha seu conteúdo”.

No facebook, por exemplo, o usuário também pode decidir quem verá as suas postagens, evitando outros problemas de privacidade, por exemplo.

Tatiana conta que já teve problemas no trabalho por deixar suas postagens abertas.
“Emendei um feriado no trabalho com atestado, como melhorei acabei indo viajar com minha família, depois postei as fotos no Orkut. Meu chefe viu e chamou minha atenção”. Ela não teve problemas graves, mas poderia.

Gps também pode monitorar sua localização por segurança

Mas, além das redes sociais, o GPS habilitado e o celular conectado a internet ao mesmo tempo à internet pode sim fornecer sua localização.
O que pode apresentar um risco, ou uma segurança, por exemplo no caso dos pais que desejam monitorar onde seus filhos estão.
Mais uma vez, isso é definido de acordo com seu uso.

Mas, Felipe aconselha “A menos que você o esteja usando, não existem maiores vantagens deixa-lo habilitado, só o 3G não trará precisão suficiente pra alguém de má fé fazer o monitoramento dos seus passos, e o GPS é um dos principais recursos do dispositivo no quesito consumo de bateria”.

Desabilitar o GPS no celular ou tablet é muito simples, de acordo com cada sistema operacional e modelo, o cominho é diferenciado, mas em geral, basta entrar no menu Configurações do aparelho.

Existem muitos tutoriais disponíveis em portais especializados, mas você também pode ir até uma loja autorizada de sua operadora ou assistência técnica autorizada de seu celular, nesses locais eles prestam orientação gratuita, para que a tecnologia seja usada ao seu favor e não contra você.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: surreynews