A conservação de frutas, legumes e verduras na geladeira é um pouco mais complexa do que a das carnes e outras proteínas. Além de alguns itens vegetais serem mais sensíveis ao frio, há o fator da compatibilidade entre eles, o que pode encurtar a vida útil de alguns. Entenda melhor por que isso acontece e prolongue a permanência de frutas e hortaliças na geladeira.[clear]
Já aprendemos por quanto tempo carnes, ovos e outras proteínas podem ficar na geladeira. Agora é a vez dos vegetais! Eles possuem um tempo médio de duração, mas isso pode ser otimizado com alguns conhecimentos extras.
[h2 type=”2″ width=””]Tempo Médio de Duração de Frutas, Legumes e Verduras na Geladeira[/h2]
A maçã é a campeã de duração na geladeira: até quatro semanas. Se quiser que amadureça com mais rapidez, deixe-a do lado de fora por alguns dias.
Em seguida vem a framboesa, o morango, a goiaba, a manga e o figo, com duas semanas de duração. Frutas cítricas, como tangerina, acerola, laranja, limão e abacaxi, uma semana.
O melão, o mamão, a uva, o abacate, a ameixa fresca e o pêssego duram cinco dias.
Na horta, o nabo, o rabanete, a cenoura e a beterraba permanecem até duas semanas na geladeira. Abóbora, couve-flor, salsão, tomate e berinjela ficam bem até a metade desse tempo.
Durante cinco dias a couve, o aspargo, a abobrinha, a cebolinha verde, o brócolis, o feijão e a ervilha frescos, a vagem e o quiabo ficam até cinco dias na geladeira. O mesmo período vale para todas as folhas, tais como alface, a rúcula, o espinafre e outras.
Prateleiras superiores, menos frias, devem acolher as folhas verdes.
[h2 type=”2″ width=””]Frutas e Hortaliças na Geladeira: o Etileno e a Compatibilidade dos Alimentos[/h2]
Para que suas frutas, legumes e verduras permaneçam o máximo de tempo na geladeira, é fundamental conhecer a compatibilidade entre eles. Isso porque alguns vegetais liberam o gás etileno, que provocam o amadurecimento precoce dos que são sensíveis a ele.
É claro que você pode usar isso a seu favor – quando quiser acelerar o amadurecimento de um determinado vegetal. Bastará guardar os dois juntos dentro de um saco plástico fechado ou num pote com tampa vedada.
No mais, se esse não é o seu desejo, é importante manter itens incompatíveis guardados separadamente na geladeira.
[h3 type=”2″]Alimentos que Liberam Etileno Provocando o Amadurecimento Precoce[/h3]
Entre os alimentos que liberam etileno, a maçã, o damasco, o figo e o melão devem ser guardados na geladeira.
Já o abacate, a banana, a nectarina, a pera, a ameixa, o pêssego e o tomate podem, opcionalmente, ficar do lado de fora, em temperatura ambiente. Isso evitará que provoquem o amadurecimento precoce de alimentos sensíveis ao etileno.
[h3 type=”2″]Alimentos Sensíveis ao Etileno[/h3]
Outros alimentos devem ficar longe dos liberadores de etileno – a menos que você queira acelerar o amadurecimento deles.
São o brócolis, o repolho, a cenoura, a couve de bruxelas, o pepino, a couve-flor, a salsinha, a ervilha, a berinjela, folhas verdes, pimentas, batatas, melancia e a abóbora.
[h2 type=”2″ width=””]Frutas e Vegetais que Não Devem ser Guardados na Geladeira[/h2]
Ao contrário das carnes e derivados de animais, nem todas as frutas, verduras e legumes precisam ser guardados na geladeira.
Para alguns, inclusive, isso é contra-indicado, pois são mais sensíveis ao frio.
A consequência disso é que perdem umidade e sabor.
Enquanto estiverem com casca, a banana, o abacaxi e o abacate devem permanecer fora da geladeira. O pepino, o tomate e a berinjela também ficam melhor em temperatura ambiente.
Por outro lado, existem alguns vegetais que podem ser congelados.