Frigobar: do Tamanho da sua Necessidade

Escrito por

 

As necessidades do mundo estão sempre mudando – e para acompanhá-las muitas casas, apartamentos e empresas têm optado por economia, seja ela de consumo ou espaço.

É por isso que o frigobar, com seus diferentes modelos e opções, tem se tornado cada vez mais popular em diversos ambientes.

No entanto, em meio a tantas alternativas, qual é o mais adequado para a função que você deseja?

Uma geladeira convencional, de apenas uma porta, pode ter uma capacidade média entre 239 e 324 litros, sendo que pode ter até 1,50 m de altura por até 60 cm de largura e mais 70 cm de profundidade.

Isso, dependendo do local, pode ocupar muito espaço, chegando até mesmo a ser mais do que seria possível.

Um frigobar, por sua vez, possui modelos de 76 a 120 litros, variando de 60 cm até quase 90 cm na altura, com aproximadamente 50 cm de largura e 52 cm de profundidade.

Ou seja, para quem possui espaços menores ou apenas deseja economizá-los, o frigobar é uma grande vantagem.

Como Escolher seu Frigobar

Precisão é a palavra chave na hora de escolher um frigobar.

As medidas são essenciais nessa escolha: por isso meça primeiro o lugar exato onde ele ficará e depois analise as suas opções de acordo com aquilo que é possível para essa área.

Em seguida é o momento de comparar o espaço interno, as divisões e o design.

frigobarPense na funcionalidade do frigobar, ou seja, qual função ele atenderá.

Se for para ficar em áreas de festa, como um salão ou churrasqueira, o ideal é que ele tenha uma divisão já separada para as latas na porta, permitindo maior espaço para armazenar carnes e outros alimentos que devem ser refrigerados, como carnes e garrafas maiores.

Algumas opções possuem pequenos congeladores, ideais para quem deseja armazenar sorvetes ou fabricar gelo para colocar nas bebidas.

O consumo de energia elétrica também é algo que não pode ser esquecido nesse momento, afinal você precisa de um instrumento eficiente.

O selo Procel de economia de energia é um indicador confiável, funcionando como uma ferramenta simples e eficaz para que o consumidor conheça, entre os equipamentos eletrodomésticos à sua disposição, quais são os mais eficientes e quais gastam menos energia.

Criado em conjunto com o Inmetro, é levado em consideração uma relação entre o desempenho do aparelho e seu consumo, o que resulta em maior economia.

Por fim, no momento da escolha, não deixe de avaliar também o estilo do produto.

Seu design é essencial para que ele dialogue com o espaço em que será instalado, já que muitas pessoas instalam o frigobar em quartos e salas, para trazer mais praticidade durante a noite ou enquanto assistem a um filme, por exemplo.

Portanto, veja as opções entre modelos mais modernos, retrôs ou até mesmo os básicos – que depois podem ser personalizados.

Onde Instalar o Frigobar

frigobar quartoSão vários os lugares de instalação de um frigobar.

Além de já serem tradicionais em quartos de hotéis e salas e quartos de residências, eles podem ser muito bem utilizados dentro de empresas trazendo mais praticidade na copa ou até mesmo perto das estações de trabalho.

Em casas de veraneio ou inverno, seja no campo ou na praia, onde as pessoas costumam ficar pouco tempo e não são espaços grandes, os frigobares também podem ser a solução ideal para refrigerar bebidas e alimentos.

Limpeza do Frigobar

Se o seu frigobar não for continuamente utilizado, o ideal é desligá-lo, limpá-lo e então armazená-lo em um lugar com boa circulação de ar.

Para a limpeza, ele é muito parecido com uma geladeira comum, sendo indicado que ela seja feita com água e bicarbonato de sódio, removendo as sujeiras mais pesadas sem danificar nenhuma parte do equipamento.

A fórmula normalmente utilizada leva duas colheres de bicarbonato de sódio para 1 litro de água morna.

Utilize uma esponja macia e depois use um pano limpo para secá-lo, evitando que enferruje.

Você também pode fazer a limpeza com uma solução de detergente neutro ou vinagre.