Fotografando com a minha camera digital. Organizando fotos.

Escrito por

 

 

Dicas sobre como manusear as fotos digitais !

Organização: 

Com a câmera digital, as pessoas tendem a tirar mais fotos que com a analógica, que usa filme.

Passado o entusiasmo inicial, trazido pela liberdade de disparar a câmera quantas vezes quiser, sobra o problema sobre o que fazer com tantas fotos.

É importante organizá-las e identificá-las bem quando forem transferidas para o computador, modificando os nomes genéricos dados normalmente pelo programa que faz a transferência da máquina para o micro.

Com isso, elimina-se o risco de não encontrar nunca mais aquela foto interessante, gravada não se sabe onde.

Em que formato devo salvar minhas fotos digitais para enviá-las por e-mail ou publicá-las na web?

O armazenamento em JPG é ideal para publicar fotos na Internet, enviá-las por e-mail a amigos ou arquivá-las quando você acabar de trabalhar com elas e precisar economizar espaço de armazenamento.

As imagens compactadas ainda têm boa aparência na tela e contêm uma quantidade relativamente grande de informações no arquivo de tamanho menor.
O armazenamento em JPG é excelente para maximizar o espaço, mas não para preservar a qualidade da imagem.
Se quiser arquivos menores para arquivamento, use compactação mínima em JPG (alta qualidade/baixa compactação).

A compactação ideal é a que não causa perdas, ou seja, sem prejuízo perceptível da qualidade da imagem mesmo com a diminuição do tamanho do arquivo.

Cópias:

Tão importante quanto identificar bem as fotos no momento em que as transfere para o computador é manter cópias dos arquivos que estão gravados no disco rígido.
Dá trabalho, mas é bem melhor do que descobrir um dia que, por causa de um problema técnico no computador, perderam-se para sempre milhares de imagens de uma viagem de férias, de um passeio ou de uma festa de aniversário dos filhos.

Uma opção é gravar as fotos em CDs, lembrando-se sempre de organizá-los e identificá-los com cuidado, para que as informações não fiquem perdidas, apesar de armazenadas, como pode acontecer no disco rígido.

Outra alternativa é usar álbuns virtuais de fotos, oferecidos por muitos provedores de acesso ou outros prestadores de serviço da internet.

Qual é a melhor maneira de guardar meus arquivos de fotos digitais?

Arquivar imagens em um DVD é a melhor maneira com custo acessível para organizar e cuidar de suas fotos. Começar a criar seus próprios DVDs é fácil e não exige muito investimento.

Salvar fotos em um DVD regravável é rápido e fácil. E o DVD pode armazenar uma quantidade sete vezes maior do que o CD: isso representa cerca de 15.000 imagens de qualidade fotográfica por DVD!

A melhor parte? Os DVDs facilitam o armazenamento e o compartilhamento de fotos.

Quais problemas vou enfrentar se eu só registrar fotos em alta resolução?


Vão ocupar muito mais espaço no seu HD; a qualidade da foto será muito melhor, porem o tamanho em kbytes será tambem muito grande.
Envio da foto por e-mail fica muito mais pesada, mas muitas vezes vale a pena !

Impressão: 


Muita gente nem se lembra disso, mas as fotos digitais podem ser impressas, em lojas que fazem revelação de filmes.

Muitas impressoras também conseguem produzir fotos de boa qualidade, mas deve-se ficar atento ao preço do cartucho de tinta.
Dependendo da quantidade, pode ser mais vantajoso levar a uma loja para imprimir, gravadas no cartão da câmera ou em um CD.

Fonte: O Estado de São Paulo