Fones de Ouvido para Usar Durante Viagens

Escrito por

Fones de ouvido para viagens exigem um artigo à parte. Afinal, a qualidade de som não é o único fator relevante ao pegar a estrada ou embarcar num voo. Surpreenda-se com as alternativas que o mercado oferece.

Na falta de uma companhia, a melhor forma de tornar agradável uma longa viagem é escutando suas músicas preferidas. Para isso, algumas empresas projetaram fones de ouvido com design tecnologias específicas para o trânsito em carros, ônibus, trens e aviões.

Afinal, é necessário que as baterias durem bastante – no mínimo, 20 horas seguidas – e que não sejam pesados ou desconfortáveis de usar ou carregar na bolsa. Também devem abafar os ruídos dos motores e dos demais passageiros ao redor.

A boa notícia é que existem opções para todos os graus de exigência – e orçamentos.

Fones para Viagem: Confortáveis, Leves e Fáceis de Carregar

Sennheiser-PXC-250-II

Modelos dobráveis de headphones são ideais para levar na mala de viagem

Os fones de ouvido mais leves e que ocupam menos espaço são os intra auriculares – aqueles que são colocados junto ao canal auditivo do ouvido.

Os especiais para viagem possuem sistemas que não deixam os fios enrolarem dentro da mala. E um design que os faz permanecerem no lugar mesmo na hora da correria ou se você adormecer. O modelo JBL Inspire é exatamente isso.

No entanto já existem modelos supra auriculares (externos) dobráveis e com almofadas estofadas mais discretas. Um exemplo é o Philips SHL3060, um dos mais baratos do mercado.

Headphones em Viagens: Isolamento Acústico É Essencial

Um ponto fundamental na hora de escolher seus fones de ouvido para viagens é procurar por um produto com recursos que isolam os ruídos externos.

Motores de ônibus, trens e aviões são bastante barulhentos. Além disso, a menos que esteja viajando de carro sozinho, você vai estar na companhia de outras pessoas – que conversam, se movimentam, etc.

Por isso é recomendável optar por um modelo bem acolchoado, seja o headphone intra ou supra auricular.

No entanto o pulo do gato fica por conta do sistema de cancelamento de ruídos, que anulam os sons externos. Os fones possuem um microfone que capta o barulho, produz frequências opostas e, assim, os neutralizam.

A marca Sennheiser  é uma boa referência neste quesito. Além disso, seu modelo PXC 250-II também se adapta aos sistemas de entretenimento de aviões.

Já o PXC 550 Wireless, sem fio e wi-fi, tem seu cancelamento de ruídos potencializado na mesma proporção em que os barulhos externos aumentam, oferecendo um som bem limpo.

O Bose Quiet Confort é outra marca que leva a anulação de barulhos à sério. O sistema de cancelamento de ruídos está sempre ativado, como padrão.

Novas Tecnologias para Headfones de Viagem

homem viajando headphonesPara facilitar a vida de quem está na estrada ou no ar, há o Libratone Q Adapt On Ear, que vem com um touchpad que controla comandos como atender chamadas ou silenciar a música para poder escutar o que está acontecendo ao redo.

Já o Audeze SINE possui drivers (a principal peça na regulagem da qualidade do som) três vezes mais eficientes que a média.

Também possui um chip que incrementa a qualidade do som que você recebe, adicionando camadas que enriquecem o áudio que você escuta.