Dicas para Festas em Apartamentos Pequenos

Escrito por

Segundo os especialistas, numa festa cada metro quadrado de espaço comporta duas pessoas. Com esta conta na cabeça reunimos algumas dicas para organizar uma reunião social de sucesso mesmo num apartamento pequeno.

Disponibilize o Máximo de Cômodos Possíveis

Um dos macetes para ampliar o espaço útil de uma festa num apartamento menor é considerar com carinho a hipótese de abrir aos convidados cômodos além da sala, do banheiro e da cozinha.

Se seu apartamento tiver dois quartos, seria uma boa ideia criar um ambiente extra no segundo quarto. Esta dica é especialmente interessante se houver crianças, pois um cômodo só para elas pode ser adaptado para receber brinquedos e filmes que ajudarão a distraí-las.

Se a festa for mais intimista e se sentir à vontade, você pode abrir o seu quarto.

Caso contrário pode transformá-lo numa chapelaria, onde os convidados podem deixar suas bolsas e casacos com segurança. Isso evitará que ocupem espaço útil no resto da casa.

Otimize o Espaço de Cada Cômodo

Retire todos os itens não essenciais de vista, como revisteiros, porta-retratos ou bibelôs.

Estude a possibilidade de aumentar a circulação da sala guardando a mesa de centro e vasos grandes no quarto de empregada.

Faça Uma Decoração Funcional

lavabo florO banheiro ou lavabo será um dos lugares mais visitados da noite. Portanto, flores cheirosas ou velas perfumadas não só enfeitarão o lugar como controlarão odores.

Até mesmo rolos de papel higiênico extras podem se tornar decorativos. Passe uma bonita fita ao redor de cada um, arrematando com um laço. Acomode-os numa pequena cesta ou bandeja ao lado da pia.


Potes de vidro com balas coloridas e bandejas com bombons são delícias que podem ser degustadas a qualquer momento. Arrume-os em pequenas bandejas, ornando a sala de estar.

É assim que se decora um ambiente pequeno: solucionando necessidades da forma mais elegante!

Outra: poupe espaço e evite a típica baguncinha de CDs ao redor do som. Crie uma seleção musical em aplicativos de música. Você também pode conectar um iPad ou laptop às caixas de som.

Use as paredes para dar um toque festivo: pendure bolas, fitas e até luzinhas de Natal aonde for possível.

E por último, pense seriamente em contratar alguém para limpar e arrumar seu apartamento no dia seguinte.

Jantar num Apartamento Pequeno

Apartamentos pequenos não comportam mesas de jantar com mais de quatro lugares. Portanto se você vai receber mais de três pessoas e a ocasião inclui uma refeição, a melhor opção é um jantar no estilo “prato no colo”.

Você pode colocar as travessas e baixelas com a comida na mesa de jantar, ao lado das pilhas de pratos, talheres e guardanapos. Cada um se serve à vontade e se acomoda nas cadeiras e sofás disponíveis.

Bebidas, copos e balde de gelo também podem ficar dispostos na mesa de jantar.

As cadeiras da mesa de jantar devem ser afastadas da mesma. Isso permite que os convidados se aproximem melhor na hora de se servir.

Se o tom for mais informal, você pode optar por petiscos prontos. Canapés, torradas com pastinhas saborosas, queijos, míni tortinhas e até salgadinhos como quibes, croquetes e bolinhas de queijo.

gelo cervejasConsidere encomendar prontos de algum restaurante ou padaria. Assim a qualidade fica garantida e a praticidade é muito maior do que comprar tudo e montar por conta própria.

Você pode usar boleiras ou bandejas de vários andares para acomodar os petiscos com estilo.

As ocasiões informais permitem que você acomode as bebidas na geladeira e oriente os convidados a se servir à vontade.

Se faltar espaço, você pode forrar a pia ou o tanque com jornal, encher de gelo e colocar as garrafas ali dentro.