Festa Junina Eco-Friendly

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/festa-junina-eco-friendly/ Escrito por

Que tal curtir uma festa junina eco-friendly?
Vamos falar nesse post sobre opções ecológicas em comidinhas, decoração e fantasias pra um São João pra lá de delicioso!
Vem junto pro nosso arrasta pé!

Festa Junina Eco-Friendly: mas o que é isso, “sô”?

Junho é tempo de arraial, quadrilha, casamento na roça, barraca do beijo, pescaria, chapéu de palha, delícias gastronômicas da roça, música contagiante, bebidas quentes e descontração pra valer. Vamos lá, caipirada, “borá” fazer um arraial sustentável.

O termo Eco-Friendly significa uma postura ecológica e sustentável, isto é, um comportamento que ajude a diminuir  impactos ambientais, sociais e econômicos.

Sugestão de Kit Festa Junina Eco-Friendly

Festa Junina Eco-Friendly

Em festas onde há comida e bebida em abundância, também há descarte de lixo, sobretudo de plástico.

Pra que possamos nos divertir de forma consciente e sustentável, podemos também agir de fato. Aqui uma dica de “kit eco-friendly pro arraial”

– copo  reutilizável : tem aqueles copos personalizados pra festa, que vem com uma tira pra deixar fixada no pescoço. Bastante útil porque é leve, colorido e pode ser usado em muitas ocasiões. Os copos da Meu Copo Eco são feitos de polipropileno e livres de BPA e funciona com o conceito caução.

– canudo reutilizável : opções em inox e bambu são bem práticas e fáceis de encontrar

– ecobag : pra guardar aqueles brindes da pescaria

– guardanapo de pano:  pode ser usado muitas vezes, é só lavar e tá “pronto pra outra”

– pratos:  podem ser os de papelão

– potinhos de vidro: para servir delícias como canjica, use os potinhos de vidro, depois da festa é só lavar e guardar para o próximo evento.

Comidas e Bebidas Saudáveis

Festa Junina Eco-Friendly

Festa Junina combina com comida em abundância, porém é importante não descuidarmos da saúde.

Que tal pensarmos em  uma comemoração em que os alimentos sejam saudáveis e orgânicos?

Abaixo, segue sugestão de menu para compor uma farta, deliciosa e saudável mesa. As receitas dessas delícias você encontra aqui.

  • bolo de milho saudável com leite de coco
  • doce de abóbora sem açucar
  • paçoca light
  • arroz doce integral e
  • pipoca doce natural

 

E aqui uma receitinha de quentão orgânico e sem alcool, todos podem saboreá-lo, de crianças a idosos.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de hibisco em sachês
  • 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
  • 2 maçãs picadas em cubos
  • 2 colheres (sopa) de açúcar de coco
  • casca de meia laranja
  • cravo da índia e canela em pau a gosto

 

Modo de Preparo: adicione todos os ingredientes em dois litros de água fervente e deixe na fervura por mais 5 minutos. Sirva em seguida e delicie-se!

Roupas para Festa Junina

Fest Junina Eco-Friendly

Ao invés de comprar uma roupa nova, que tal improvisar com o que já tem no seu armário e customizar usando a sua criatividade e economizando dinheiro?

A Caipira – qualquer peça em jeans fica bem legal pra customizar. Por exemplo: pegue uma calça jeans e corte transformando em shorts. Recorte retalhos de tecidos e alinhave com linha e agulha. Fica divertido e original.

Obs; detalhes fazem toda a diferença, como amarrar um lenço no pescoço ou no cinto. Nos pés pode ser botas, botinas ou mesmo um tênis.

O Caipira – use qualquer blazer, apenas recorte bandeiras com retalhos de tecido e alinhave.

Obs.: nos pés uma botina, um coturno ou um tênis.

Dicas para Decoração Junina

Festa Junina Eco-Friendly

Bandeiras: Uma coisa que não pode faltar em uma festa junina são bandeirinhas, mas ao invés de utilizar os papéis de seda prefira usar revistas velhas ou retalhos de tecido. Fica colorido e bonito.

Mesa: Forre a mesa  com panos com estampa xadrez ou floradas. Caso não tenha, pegue retalhos de tecidos e faça você mesmo.

Vassouras:  podem dar um toque especial na decoração da festa: use criatividade e sucata para fazer com elas divertidos espantalhos.

Brincadeiras e Brindes

Brincadeiras:Uma festa junina que se preze não pode faltar divertidas brincadeiras para as crianças. Elabore algumas com temáticas sustentáveis. Por exemplo, faça a pesca com latinhas e garrafas PET colocando-as em uma grande bacia cheia de água, para serem resgatadas, fazendo referência à limpeza dos oceanos. Quem despoluir o “rio” ganha um brinde.

Brindes: Brinquedos usados que podem doados pelos próprios participantes da festa é uma boa opção. Outra ideia é incentivar as crianças a fazerem objetos utilizando sucata.

Barracas

Se for utilizá-las, procure madeiras reaproveitadas ou de sobras de outra construção. Na iluminação da barraca ou até mesmo na decoração da festa procure dar preferência às luzes de baixo consumo, como as lâmpadas de LED.

Aliás, se optar por toldos, fica a dica de enfeitá-los com argolas de papel ou chapéus de caipira.

Fogueira Artificial de São João

Uma alternativa mais sustentável é usar folhas de jornal e papel transparente nas cores vermelho, amarelo e laranja para fazer sua própria “fogueira”. Super eco-friendly!

Improvise Recipientes de Lixo Recicláveis

Não se esqueça de espalhar cestos de lixo para cada tipo de resíduo, como papel, plástico, vidro, metal, restos orgânicos e também os não recicláveis.

Agora é aproveitar a festança. Viva São João!