Festa de Noivado em Casa

Escrito por

A decisão foi tomada e é hora de celebrar: vocês vão se casar! A festa de noivado oficializa este momento, e pode tranquilamente ser feita em casa, num clima alegre e intimista. Confira algumas dicas para fazer a sua.

Festa de Noivado em Casa: Quem Convidar

Vocês certamente não precisam convidar todas as pessoas que estão na lista do casamento. Na verdade, as festas mais simples costumam contar apenas com a presença de familiares próximos dos noivos.

Se vocês já definiram os padrinhos, poderão chamá-los. Havendo espaço e orçamento, chame amigos mais íntimos também.

Se a ocasião for mais formal, entregue pessoalmente convites físicos. Se for mais informal, pode convidar por telefone, convite virtual ou mesmo criando um evento numa rede social.

Faça isso com no máximo três semanas de antecedência.

Rituais do Noivado

mesa floresOs rituais do noivado são simples. O ponto mais importante é o pedido da mão da noiva, no caso de casais mais tradicionais; ou um brinde com espumante ou champagne, quando os noivos são mais espontâneos.

Um discurso entre os noivos também pode constar como o grande momento da ocasião. O importante é que exista um marcador de que o evento possui um propósito claro.

O bolo, por exemplo, é obrigatório. É na frente deles que alianças, discursos e brindes acontecem.

Um ritual que não se aplica à festa de noivado é o dos presentes. Isso, só na lista de casamento mesmo. Mas é claro que se os convidados levarem lembranças não tem problema nenhum. Só não pode ser sugerido pelos noivos.

O Que Servir no Noivado em Casa

barNovamente, vai depender do estilo dos noivos.

Pode ser desde um churrasco gourmet até um pequeno jantar mais chique, com garçons. O importante é que a ocasião tenha a ver com o casal e o tom que o casamento terá.

Por exemplo: se o seu casamento estiver sendo planejado em grande estilo, com direito a igreja e festa num clube ou buffet, o noivado deverá ser mais elegante.
No entanto se o seu casamento for mais descontraído, moderno, o noivado poderá ser informal.

Neste caso, pense na praticidade. Você poderá deixar as bebidas ao alcance dos convidados, no melhor estilo self service.

Salgadinhos, sanduíches, quiches e até mesmo um pequeno jantar volante são ótimas opções. Docinhos também são tão bem-vindos quanto sobremesas comuns.

Outras Dicas para o Noivado em Casa

casal dançandoA decoração da casa não precisa ser rebuscada. Pode ficar limitada a alguns vasos de flores pela casa e uma bonita mesa com o bolo e os doces.

Pense que talvez simplificar seja a melhor proposta, já que em geral os orçamentos de casamentos são maiores. Busque dicas de decoração simples, bonitas e baratas em tutoriais na internet.

Os noivos devem vestir um esporte chique. Nada de exageros, mas também nada de roupas do dia a dia.

Se o objetivo da festa é animação, talvez vocês possam chamar um amigo para fazer as vezes de um DJ. Ou então criar uma playlist num aplicativo de música e deixar tocando.