Há quem acredite que a desorganização é uma marca de mentes mais criativas. Mas vamos com calma: na hora de transformarmos a imaginação em prática, a bagunça vai atrapalhar na produtividade. Saiba como fazer uma faxina criativa no seu local de trabalho, como escritórios, home offices, ateliês e outros. Ela coloca em ordem as pequenas confusões acumuladas no dia a dia, fazendo o seu talento fluir com muito mais facilidade.

Você não precisa fazer tudo de uma vez. Tire um dia diferente para se debruçar com mais calma sobre cada tarefa.

Organize sua Vida Eletrônica

Em primeiro lugar, certifique-se que seus diferentes documentos estão localizados em pastinhas específicas do seu computador. Crie locais que facilitem chegar até o que está procurando.

Por exemplo: ao invés de criar uma pasta sobre contratos, crie uma com o nome da pessoa ou empresa com a qual você firmou o contrato. Dentro dela, faça uma subpasta chamada Contratos.

Assim sempre que você quiser encontrar um documento específico, vai chegar até ele sem se enrolar muito. Às vezes gastamos mais tempo procurando por um arquivo do que realmente usando-o.

Apague tudo o que não tem nem terá relevância. Depois, esvazie sua lixeira. Isso vai liberar mais espaço na memória da sua máquina. Para finalizar, faça um backup num HD externo ou na nuvem.

Já online, organize seus Favoritos no browser. Crie pastas segmentadas por assunto. Dê também uma geral nos seus e-mails. Delete tudo o que não é relevante, assim como fez com os arquivos do computador.

Atenção: preserve o máximo de e-mails de diálogos importantes, tais como com o chefe, colegas de trabalho, clientes e fornecedores. Assim, se houver algum mal-entendido no futuro, você sempre poderá comprovar o que realmente ficou combinado.

Como sempre, separe as mensagens por assunto.

Para não perder tempo vagando pela web, assine newsletters sobre assuntos de seu interesse. Assim as novidades chegam até você, e não o contrário.

Aproveite para se descadastrar de páginas que não são mais do seu interesse. Faça o mesmo com as notificações de suas redes sociais.

Arrumando seu Entorno Físico no Local de Trabalho

Do virtual para o real: se você costuma imprimir os seus documentos e guardá-los em pastas físicas, faça uma limpa também. Jogue fora o que não for mais importante ou arrume mais pastas para acomodar a papelada sem estufar demais uma só.

Uma dica é organizar os documentos em ordem cronológica.

Artistas visuais e arquitetos poderão fazer a mesma coisa com seus croquis, ilustrações e outros projetos ou criações. Se as dimensões do material forem muito maiores, providencie pastas grandes e acomode cada trabalho num envelope plástico. Só então guarde-os.

Isso vai ajudar a preservá-los da umidade, do desgaste das cores e de manchas acidentais ao manipulá-los.

Observe as gavetas da sua escrivaninha. Jogue fora tudo o que não prestar mais, como sempre. Não hesite em descartar material de escritório velho, como canetas, borrachas, etc. Compre novos, mais coloridos, para quebrar o tédio.

Sempre deixe o que usa com mais frequência na primeira gaveta. Documentos que não são mais tão urgentes devem ser descartados ou guardados em pastas.