– BATERIA NÃO SEGURA CARGA
A bateria só deixa de armazenar a carga quando a mesma perder totalmente a parte metálica que sustenta a massa ativa ou por curto-circuito de algum dos vasos.
Se analisarmos uma bateria internamente veremos que este tipo de defeito ocorre devido a SOBRECARGA que a mesma sofreu, depositando a matéria ativa no fundo do monobloco ou ainda pelo envelhecimento normal da mesma.
– SOBRECARGA
Significa que o regulador de voltagem está com algum defeito, pois está mandando mais de 14,5 volts, que é a voltagem máxima que uma bateria pode suportar.
– SUBCARGA
A bateria está recebendo menos energia do que precisa, que é 13,5 volts.
Pode ser ocasionada por algum problema no regulador de voltagem, alternador, correia ou por algum mau contato.
– BATERIA SOLTA
A bateria solta no suporte está sujeita a danos irreparáveis na parte interna.
– CABO E CONECTORES SOLTOS
Além do mau contato, causam faíscas que podem ocasionar a explosão da bateria.
– DESCARGAS EXCESSIVAS
Devido ao excesso de equipamentos elétricos (principalmente módulos de som), o alimentador não tem chance de repor a carga na bateria.
– FUGA DE ENERGIA
Gasto de energia mesmo quando o veículo está desligado, descarrega a bateria e acelera o desgaste por descargas e recargas intensas.
– CURTO-CIRCUITO
Este defeito é caracterizado pelo contato íntimo entre as placas positivas e negativas do elemento, podendo ocorrer também por objetos estranhos introduzidos no interior do elemento.
Pode ser provocado intencionalmente nos pólos para verificar o estado da carga. Deteriora rapidamente a bateria e pode causar explosão.
– ELETRÓLITO CONTAMINADO
A contaminação do eletrólito com agentes estranhos, principalmente sais metálicos e substâncias orgânicas, aumenta consideravelmente a corrosão das placas e separadores.
Este tipo de defeito ocorre quando se coloca água de torneira, mesmo a água filtrada não deve ser usada, jamais coloque qualquer solução ácida ou deixe cair dentro dos vasos pedaços de estopa, ferro, cobre, panos, madeiras ou papel, são substância orgânicas e contaminam o eletrólito.
– AQUECIMENTO ANORMAL DOS PÓLOS
Causas prováveis:
– Tensão de carga excessivamente alta
– Nível do eletrólito muito baixo
– Curto-circuito
– Mau contato entre a ligação internas e pólos
– Terminais frouxos
Lembre-se, a saúde de sua bateria depende do sistema elétrico de seu veículo, portanto, mantenha-o em ordem porque nem sempre a bateria tem culpa.