Evite Acidentes com o Botijão de Gás

Escrito por

O lado bom do botijão de gás é que ele é prático, relativamente barato e quase não agride o meio ambiente. Mas sendo um combustível formado pela mistura propano e butano, dois gases extraídos do petróleo, pode ser perigoso caso escape do botijão. Saiba a seguir como prevenir acidentes.

Dicas Básicas de Segurança com Botijão de Gás

Na hora de comprar o botijão, assegure-se de que está em bom estado. Certifique-se de que seu peso esteja correto e não apresente ferrugem ou danificações. Caso isso ocorra, peça outro para a empresa de gás.

Aliás, observe se o nome da companhia distribuidora de gás é o mesmo no lacre, no rótulo e no corpo do botijão. Isso garantirá que não foi adulterado clandestinamente.

Em casa, sempre instale o botijão num local arejado. Não instale-o nem guarde-o num lugar fechado, tais como armário de pia, porão ou banheiro. Assim, se algum gás escapar, ele terá menos chances de se concentrar a ponto de intoxicar pessoas ou causar incêndios.

É importante que o botijão permaneça longe de caixas de gordura, esgotos, ralos ou outros lugares onde o gás possa se infiltrar. Também deve ficar longe do sol, da chuva e da umidade.

Evite estocar mais de um botijão. Se mais de um estiver mal lacrado, o risco de acidentes aumenta muito. Mantenha o botijão extra longe do que está sendo usado.
Também não coloque panos ou capas de tecido sobre eles.

A mangueira que liga o botijão ao fogão nunca deverá passar por detrás deste. O calor poderá derreter o plástico, facilitando vazamentos. Caso não seja possível não passar por trás do fogão, use um tubo de cobre em vez de mangueira de PVC.

Quando sair de casa ou for viajar, não se esqueça de fechar o registro.

O Que Fazer em Caso de Escapamento de Gás do Botijão

Um teste para ter certeza de que o botijão apresenta vazamentos é passar uma esponja com água e bastante detergente sobre ele. Se estiver escapando gás, você verá a formação de bolhas.

Se você notar que o seu gás está vazando, abra todas as janelas e portas da casa. Feche o registro, retire as pessoas do ambiente e apenas desligue a chave geral de eletricidade se ela estiver do lado de fora da casa.

Obviamente, não fume. Não use fósforos ou isqueiros. Não mexa em interruptores nem ligue ou desligue equipamentos eletrônicos ou eletrodomésticos. Eles podem soltar pequenas faíscas.

Chame imediatamente um profissional técnico no assunto. Ou ligue para a distribuidora de gás. Se não tiver sucesso, ligue para o Corpo de Bombeiros. Jamais descarte sozinho um botijão de gás vazando. Sempre busque ajuda especializada.