Como Evitar Enjoo em Viagens de Carro ou Ônibus

Escrito por

Para algumas pessoas evitar enjoo durante uma viagem de carro ou ônibus faz parte dos preparativos para pegar a estrada. Esse mal estar acontece porque, ao longo do caminho, o cérebro precisa processar informações diferentes do que o corpo está realmente vivenciando – incluindo a rápida paisagem que passa pela janela e o balanço do próprio veículo.

Contudo o enjoo, tecnicamente conhecido como cinetose, pode ser evitado. Náuseas, tonturas, palidez e suor frio estão com os dias contados com as dicas que vem a seguir.

Dicas de Saúde para Evitar Enjoo

Curiosamente a náusea acomete mais mulheres e crianças quando o entorno de move e a pessoa está parada. Mas homens adultos também podem sofrer desse mal.

evitar enjooPor isso não coma muito antes da viagem. E enquanto estiver em movimento na estrada, beba bastante água e faça um lanche leve de três em três horas.

Corte o café, doces e comidas gordurosas, que sobrecarregam o sistema digestivo.

Bebidas alcoólicas também estão proibidas – principalmente se você está dirigindo, já que álcool e direção são perigosíssimos juntos.

Cigarros também podem provocar enjoos. Além disso o cheiro da fumaça pode nausear quem está ao seu lado.

Crianças devem tomar menos leite. Balas de gengibre podem ajudar a aliviar o enjoo.

Outras Recomendações para Evitar Náuseas na Estrada

Se for possível viaje no banco da frente do carro. A visão frontal auxilia no controle das tonturas.

evitar enjooJá num ônibus reserve seu assento numa fileira do meio, nem muito na frente nem muito no fundo do veículo. Isso porque as extremidades tendem a balançar mais.

Se mesmo assim o enjoo surgir, o ideal é parar um pouco e descer do carro.

Num ônibus isso não depende de você, pois o motorista tem paradas já marcadas em momentos próprios. Então a melhor saída é preparar água com folhas de hortelã antes de sair de casa e consumir quando estiver passando mal.

Lamber limão ou baixar a cabeça não é tão eficiente quanto se acredita.

Tente manter os olhos fixos num ponto distante na paisagem, como o céu. Ou uma casinha longe, que passa mais lentamente diante dos seus olhos. Não olhe para o lado de dentro do carro.

Evite ler ou jogar jogos. Mova a cabeça o mínimo possível. Abra a janela e deixe o vento entrar. E sim, não custa nada levar um saquinho plástico para te amparar caso nada adiante.