Entregas
A entrega de encomendas, flores, correspondência, etc., que não tenham sido solicitadas ou que não estejam sendo esperadas devem ser recusadas, ainda que o portador se apresente na companhia de empregados do condomínio;
Quando estiver aguardando entrega a domicílio, instrua a portaria para receber as encomendas, evitando a presença de estranhos em seu apartamento.
Quando recepcionar pessoas que não conheça, faça-o nas áreas de uso comum do edifício, à vista dos funcionários da portaria;
No caso de entrega de encomendas, deve-se avisar o condômino e solicitar sua presença na portaria; na ausência do condômino, deve-se receber e guardar para, posteriormente, ser retirado por um morador ou entregue por um funcionário; jamais deve ser permitido que o entregador leve pessoalmente a encomenda.
No caso de pequenas entregas, sugere-se uma caixa na recepção com portinhola, para evitar a entrada do entregador;
Cuidados do Síndico
Desenvolver reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos;
Cadastrar os dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos de todos os condôminos, para uso em caso de emergência;
Estabelecer o sistema de identificação com crachá para todos os visitantes, com assinatura do condômino visitado;
Acompanhar o andamento de todos os trabalhos realizados no edifício;
Na contratação dos funcionários, após exigir documentos e referências e certificar-se quanto a autenticidade e veracidade das informações, dar preferência para os que possuam cursos de formação e treinamento.
Realizar a reciclagem e treinamento periódico de seus funcionários, visando à segurança do condomínio.
Cuidados do Zelador
Ao abrir o portão da garagem, identificar o motorista e observar se não há risco de entrar alguém junto.
Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos próximo.
Cuidados do Condômino
– A sua compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança do Condomínio;
– Elogiar as ações dos funcionários que visam a garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum transtorno para si ou para suas visitas;
– Ao chegar ou sair da garagem, observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas, aguardando ou dando voltas até sentir-se em segurança;
– Ao estacionar seu veículo na garagem, mantê-lo trancado, sem pacotes nem objetos à vista e com o alarme ligado;
– Alertar a portaria para que receba as encomendas feitas ou o avise para que vá atender ao entregador na recepção;
– Quando solicitado à portaria, verificar se o assunto lhe diz respeito, só então descer à recepção para atender;
– Ao contratar empregados (domésticas, babás, motoristas, etc.) somente os receber na portaria, exigir documentação e referências, averiguando a autenticidade e veracidade das informações;
– Não deixar cópias das chaves na portaria.