Estabilizador de computador, como funciona?

Escrito por

Em linhas gerais eles funcionam como um funil de tensão.

Eles admitem variações de tensões em sua entrada (boca maior do funil) e transformam estas grandes variações em tensões apropriadas a alimentação de equipamentos eletrônicos (boca menor do funil).

Basicamente são compostos por um transformador responsável pela potência do mesmo e circuitos eletrônicos que monitoram a tensão de entrada e corrigem a tensão de saída.

Possuem também circuitos de filtragem e proteção das linhas elétrica e telefônica.

Ruídos de linha

Problemas com ocorrência de interferências eletromagnéticas (EMI) e de rádio frequência (RFI) causados pela conexão de motores, ar-condicionados, fontes chaveadas, etc., que poluem a rede elétrica.

Redes de alta impedância geralmente apresentam o problema.

Provoca desligamento ou mau funcionamento de equipamentos eletrônicos, travamento de teclados, perda de dados, queima de disco rígido, além da redução do desempenho dos equipamentos com motores elétricos.

Conforme a intensidade, geram chuviscamento na tela de monitores e TVs.

Solução: usar Estabilizador que já tem este dispositivo embutido.

 Instalação

– Caso o seu estabilizador não seja bivolt (115/220), certifique-se antes de coloca-lo na tomada da voltagem do local e a do aparelho.

– Não utilize o estabilizador em um local onde a temperatura ambiente ou a umidade estejam fora dos limites .

– Utilize o estabilizador em um ambiente sem poeira em excesso, vibração mecânica, gases inflamáveis e explosivos ou atmosferas corrosivas.

– Não bloqueie as saídas de ventilação laterais ou em cima do aparelho. Deixe um espaço livre para a ventilação de no mínimo 2,5 cm (1 pol.)

– Respeite sempre as determinações do fabricante.