Escorpiões em Casa: O Que Fazer

Escrito por

Se você não mora no meio de uma floresta ou de uma região árida e pedregosa, não urbana, é provável que acredite que está longe dos escorpiões. Mas há anos a população de escorpiões em cidades grandes tem aumentado, uma vez que eles tem se adaptado a esse ambiente. Veja o que fazer caso esse pequeno mas perigoso animal aparecer na sua casa.

Escorpiões não seriam tão indesejáveis se não fossem peçonhentos. Quando se sentem ameaçados, eles atacam lançando a cauda para frente, atingindo a vítima com um ferrão venenoso.

Outra grande preocupação é que o surgimento de um desses bichinhos signifique que muitos outros estão por perto, à espreita. Além disso, eles se escondem em lugares não esperados, como em calçados, por exemplo.

O Comportamento dos Escorpiões

O escorpião não ataca por vontade própria. Mas pode reagir com uma picada muitas vezes letal caso se sinta em situação de perigo. O grande problema é quando acidentalmente o tocamos ou pisamos nele.

Nem todo escorpião é grande e negro, conforme vemos na mídia. Algumas espécies de escorpião podem ser bem pequenas e em tons de caramelo, o que ajuda a não percebê-los.

Ele possui hábitos noturnos e, assim, como as baratas, se deslocam rapidamente de um lugar para o outro. Uma dica para evitar contato com ele no escuro é afastar a cama das paredes, por onde eles podem subir.

Como Evitar Escorpiões em Casa

Escorpiões são imunes a inseticidas regulares. Portanto o único jeito é matá-lo com uma pancada assim que o avistar.

Em seguida a coisa mais correta a fazer é entrar em contato com o departamento de zoonoses da prefeitura da sua cidade. Informe o ocorrido e exija o agendamento de uma visita de um técnico ao local para analisar o seu imóvel e o seu condomínio.

De qualquer forma você mesmo pode evitar o surgimento de escorpiões em casa. A primeira dica é certificar-se de que sua casa ou condomínio está livre de áreas com entulho e lixo acumulado.

Ao mesmo tempo, vigie os ralos de chão e de pia da sua casa. Use tampas e coberturas que dificultem a possível entrada desses animais.

Buracos no teto, de onde pendem lâmpadas, lustres e ventiladores, devem estar bastante aderentes. Vede e coloque telas antimosquito em portas e janelas.

Sempre examine as roupas que for vestir e os calçados que pretende usar.

Animais que Podem Ajudar

Outra forma de evitar a infestação de escorpiões é contar com a ajuda de animais que se alimentam deles.

Se você mora numa casa, cogite a possibilidade de criar galinhas. Elas também eliminam baratas e aranhas. Lagartixas os perseguem, sapos os caçam e áreas com corujas e macacos são menos sujeitas a escorpiões.

Evite grilos e baratas em casa. São insetos que os escorpiões procuram. Aliás, você pode chamar empresas de dedetização para eliminar esses insetos.

O Que Fazer em Caso de Picadas

Se alguém for picado por um escorpião, é fundamental que procure a emergência de algum hospital que possua vacina e explique imediatamente o ocorrido. Não entre em filas. Revele logo o problema.

Portanto desde já informe-se qual unidade de saúde oferece o soro na sua região. Se possível, leve o escorpião autor da picada, morto, com você.

A peçonha do escorpião é bastante dolorosa e em cerca de duas horas pode se espalhar pelo corpo via corrente sanguínea.