Como Escolher um Ventilador de Teto

Escrito por

Além de ser mais barato do que um aparelho de ar condicionado, o ventilador de teto consome muito menos energia elétrica e possui uma instalação mais simples. Além disso ele é capaz de cobrir todo o cômodo, ao contrário dos ventiladores de pé. Conheça a seguir as melhores dicas para escolher o seu.

Principais Características na Hora de Escolher o Ventilador de Teto

Para começar verifique a vazão de ar do aparelho. Trata-se da quantidade de vento que ele é capaz de emitir por segundo, representada pela  medida de m3/segundo. Isso vai assegurar que o cômodo ficará mais fresco.

O INMETRO determina que um ventilador de teto deve oferecer uma vazão mínima de 0,59m3/s e máxima de 1,75m3/s. Um bom parâmetro para escolher é a necessidade de vazão por metro quadrado.

  • Até 10m2: até 1,7 m3/s
  • Até 25m2: entre 1,7 e 3,0 m3/s
  • Acima de 25m2: mais de 3,0 m3/s. Cogite adquirir mais de um ventilador de teto.

E não se confunda. Um ventilador de teto com alta potência não oferece, necessariamente, a vazão necessária para o seu ambiente. São coisas diferentes.

E também o tamanho das pás do seu ventilador está diretamente ligado à sua capacidade do ventilar e à potência do seu motor. A quantidade delas. se duas ou cinco pás, não influi. O importante é a rotação por minuto que elas realizam.

Mas não para por aqui. Mesmo já apaixonado por um determinado modelo, você ainda vai precisar avaliar outras características. Uma delas é o muito importante nível de ruído.

Por mais que a propaganda garanta que o produto é silencioso, não deixe de testar na loja. Deixe-o em velocidade máxima por três minutos e tire suas conclusões.

Aproveite e certifique-se de que o aparelho não trepida. Ele precisa estar completamente firme no lugar enquanto funcionando. O controle do seu ventilador pode ser de parede, controle remoto ou mesmo puxando uma correntinha.

Outras Dicas Fundamentais

O selo Procel é essencial. Se ele for classe A, você tem uma ótima indicação de funcionamento e economia de energia elétrica. Para reduzir ainda mais a conta de luz adquira um modelo que aceite lâmpadas LED no iluminador.

É claro que os melhores fabricantes oferecem produtos mais confiáveis. Mas é possível que nem todos os seus modelos de ventilador de teto funcionem com a mesma eficiência.

Ou seja: a marca é uma boa referência, mas a excelência do funcionamento pode não ser homogênea entre os modelos. Por isso sempre experimente-o nas lojas antes de comprar.

Desconfie se o fabricante oferecer um prazo de garantia muito curto. O mínimo é uma garantia que dure um ano.

Recomendações de Instalação

Para a instalação, chame um eletricista ou mão de obra oferecida pelo fabricante ou revendedor.

O seu ventilador de teto deve estar sempre a uma distância mínima de 2,20m do chão. E de 50cm das paredes. De preferência centralize-o no cômodo.

Se ele for muito amplo, instale dois ventiladores. Ou apenas um, mas sobre o ponto onde as pessoas preferem ficar.