Como escolher o NoBreak correto?

Escrito por

Nobreak ou Estabilizador ?

Quando falamos de Estabilizadores ou de Nobreaks sempre há uma certa confusão.

Estes aparelhos são FUNDAMENTAIS para o bom funcionamento e durabilidade do seu computador.

São usados em informática, áudio, vídeo, segurança e telefonia.

Então o que escolher ? Estabilizador (bem mais barato) ou um Nobreak ?

O que cada um faz :

Estabilizador – mantem a corrente eletrica sempre num nivel aceitavel pelo computador, protegendo de algum pico de luz que poderia simplesmente queima-lo. Quando falta energia ele desliga.

O estabilizador de voltagem (muito mais barato) não protege seu equipamento de forma efetiva, apesar de ser muito melhor ter, que não ter.

Nobreak – faz o mesmo que o estabilizador e se faltar energia ainda deixa seu computador funcionando por uns quinze minutos (varia dependendo da capacidade e da marca).
Ou seja, voce usando um Nobreak nunca será surprendido por uma falta de luz, tendo tempo mais que suficiente para terminar e salvar o trabalho que estiver realizando.
De toda a maneira é importantissimo usar um dos dois !

Tendo um Nobreak você não deve usar ao mesmo tempo o estabilizador de voltagem, pois o primeiro já faz tudo isso de uma maneira muito mais eficiente. Isso protege os equipamentos, principalmente a CPU, que pode ter o disco rígido danificado, ou apenas evita a perda de trabalho realizado e ainda não salvo em disquete ou no disco rígido da CPU.

Um Nobreak com potência de 600 ou 650 VA é suficiente para a proteção de todo o conjunto de equipamento citado anteriormente.
É bastante mais caro mas vale apena !

Escolha a capacidade certa.

Grande parte das pessoas tem dificuldade de dimensionar o No Break adequado para seu computador e demais aparelhos, já que a unidade de medida da capacidade do No Break é Volt-Ampère e a maioria dos aparelhos indicam consumo em Watts.

Existe uma dica para resolver isto:
some todas as potências dos aparelhos em Watts, acrescente 20% e você chegará a capacidade indicada do No Break.

Confirme se já há um Estabilizador e Filtro de Linha embutidos

O usuário deve verificar se o aparelho é estabilizado e filtrado independente do modelo escolhido, ou então se é do tipo Line Interactive.
Somente com Estabilizador e Filtro de Linha o usuário terá a certeza de uma energia pura, estabilizada e isenta de ruídos.

Lembre-se que além da falta de energia outros fatores podem travar seu sistema, como pequenas oscilações e distúrbios na corrente elétrica, despercebidos na maioria dos casos, mas que podem ser responsáveis por danos irreparáveis, como desaparecimento de arquivos, interrupção de processamento, troca de dados, e até disco rígido danificado.

No Breaks Inteligentes são indicados para redes

Os No Breaks podem ser de dois tipos: convencionais ou inteligentes, ou seja, com um chip processador incluso.

Os No Breaks tradicionais atendem tranqüilamente as necessidades de um usuário isolado, mas para a utilização numa rede o No Break com chip é o mais indicado, pois ao trabalhar junto com um software específico de gerenciamento de No Break, fará o fechamento automático das tarefas em andamento no servidor da rede antes do fim da carga de suas baterias. Assim, garantindo máxima segurança.

Os No Breaks variam quanto à voltagem, saiba qual é o mais adequado

Dadas as características do Brasil onde as voltagens podem variar de 110 à 220V às vezes num mesmo bairro, selecione o mais adequado à sua rede elétrica.

Maior tempo de autonomia desejável

Os No Breaks que aceitam baterias externas oferecem uma grande vantagem.
A linha Enermax tem sua capacidade aumentada através dos bancos extras de baterias.

Escolha o fabricante que possua Assistência Técnica próxima à você

Prefira aparelhos cujo fabricante tenha rede nacional de assistência técnica e preferencialmente uma próxima a você.

Lembre-se que se seu aparelho estiver protegido por um sistema adequado as chances de queima de fonte são praticamente zero.

Alguns fabricantes de No Breaks e Estabilizadores calculam que computadores desprotegidos têm mais de 60% de chance de queima de componentes e 90% de chance de travar em caso de fortes chuvas.

Não se esqueça que no Brasil mesmo com bom tempo os computadores já são prejudicados pela má qualidade da rede elétrica em condições de chuva e racionamento de energia os riscos só aumentam.

fonte: Enermax.