Como Escolher um Forno de Microondas

Escrito por

Mesmo as cozinhas mais tradicionais estão aderindo ao forno de microondas, um velho conhecido dos habitantes de áreas urbanas. Isso porque o microondas cozinha e aquece rapidamente a comida sem a presença constante de uma pessoa. O que significa mais velocidade e autonomia na hora de preparar refeições. A seguir, algumas dicas para você escolher o que melhor lhe serve.

O Potencial do Forno de Microondas

A maior parte das pessoas utiliza o forno de microondas para aquecer comidas já prontas. Afinal, é mais rápido do que esquentá-las no fogão, o que ainda por cima suja panelas.
Com o microondas, não. Apenas seu prato, já montadinho, será utilizado.

Para muitos a surpresa é que o forno de microondas é capaz, sim, de preparar alimentos do zero. Mas isso vai depender dos recursos presentes no seu equipamento.
Arroz, carnes, legumes, sobremesas… o microondas não deixa a desejar.

Fatores Importantes para Escolher um Microondas

A sua cozinha é planejada e existe espaço para um microondas embutido em algum lugar? Então este será o modelo que você vai precisar. Em geral eles podem ser encontrados em lojas um pouco mais sofisticadas de eletro-eletrônicos.

Caso contrário um modelo de bancada, bem mais encontrável, é o que você precisa. É importante que você já identifique onde ele será instalado. É necessário que ele não fique muito próximo às paredes ou outros aparelhos, pois será necessário 30cm de distância para respiração.

Seu microondas também deve estar próximo a uma tomada e longe de pias ou outras áreas úmidas.

Capacidade dos Microondas

Você vai encontrar fornos de microondas de diversos tamanhos. Quanto menor a necessidade de uso contínuo, menor ele poderá ser.

Por exemplo: uma pessoa de mora sozinha e utiliza o aparelho apenas para aquecer um prato pronto poderá optar por um menor e mais leve, sem tantos recursos.

Já quem precisa dele para ajudar a cozinhar, como descongelar ingredientes ou fazer um arroz, melhor escolher um modelo com um pouco mais de sofisticação. Ele será ideal para duas pessoas.

Agora, se a família for grande e você for fã daquelas receitas feitas exclusivamente no microondas, invista num modelo maior e mais complexo. Primeiro porque ele aquece mais rapidamente e com mais controle.

Segundo porque seu espaço interno é maior, acomodando até mesmo um pirex com um chester inteiro. Sim, o tamanho do microondas também deverá ser avaliado de acordo com o volume dos pratos que ele precisará preparar.

Você poderá encontrar fornos de 18 a 40 litros de capacidade. E entre 600 e 1300 watts, tanto em 110V quanto em 220V.

É importante que você escolha aparelhos com selo de eficiência energética do INMETRO com nota A, que é o mais eficiente. No entanto essa economia de energia só vai se refletir na sua conta de luz se utilizar os comandos certos na hora de usá-lo.

Funções do Forno de Microondas

carnes microondasUm forno de microondas é, sim, capaz de assar, dourar e cozinhar alimentos crus. Fique atento às programações já pré acertadas para alcançar cada efeito.

O alimento também deve estar nas condições certas. Algumas vezes deve iniciar o cozimento congelado; em outras, em temperatura ambiente.

Algumas receitas são perfeitamente possíveis de serem realizadas em microondas. Aves, peixes, risotos, massas, cupcakes, brigadeiros e muito mais.

É importante que o seu aparelho possua travas de segurança contra crianças e idosos. Outro recurso desejável é que ele possua memória para uma receita específica ou já venha pré-programado para outras.

Use e abuse do grill. Ele é perfeito para dourar e gratinar massas e frangos.