Escolhendo o Filtro de Água

Escrito por

O tratamento da água pelas redes públicas de abastecimento não é suficiente para eliminar as impurezas do líquido para beber.A boa notícia é que há cada vez mais opções de filtro de água disponíveis no mercado. Entenda como cada um funciona e o que levar em conta na hora de escolher.

Água contaminada pode levar a cerca de 25 diferentes doenças, representando 80% das enfermidades registradas no mundo todo. Até mesmo fatores como sujeira da caixa d´água, tubulações em más condições e vazamentos podem contribuir para o problema.

Como Funciona o Filtro de Barro

Muito tradicional, barato e fácil de encontrar, o filtro de barro limpa a água por gravidade – quando ela passa através da vela de cerâmica com carvão ativado e nitrato de prata em seu interior, no momento que a pessoa abre a torneira.

No entanto ele não retém todas as bactérias e deve passar por revisões quinzenais, no máximo. A vela de cerâmica deve ser trocada inteira, e não lavada.

Bebedouro de Água com Galão

filtro d´agua

Seu filtro de água também deve ser capaz de purificá-la

Outro método econômico é comprar galões de água e encaixá-los num bebedouro especialmente adaptado.

A água já vem limpa do galão; o recipiente com torneira apenas possibilita encher copos e garrafas.

É fundamental estar atento à limpeza do galão e do bebedouro, pois podem conter bactérias que contaminarão a água em caso de contato.

Limpe bem as mãos na hora de instalar o galão no bebedouro.

Filtros de Torneira

São acoplados à torneira ou ao encanamento. A água é filtrada pela sua própria pressão natural.

Não é recomendado usar bombas de pressão extra, pois as sujeiras podem acabar escapando ao tratamento interno do filtro.

Purificadores de Água: Os Mais Eficientes

purificadorPurificadores também podem ser instalados diretamente ao encanamento ou à torneira, ou são vendidos em forma de aparelhos completos com torneira de temperatura natural ou gelada.

Sua estrutura não só filtra e dá pressão à água como também elimina completamente as bactérias e retira o cloro em excesso.

Além dos elementos filtrantes presentes no filtro de água comum, purificadores contam com tecnologias que funcionam como camadas extras de limpeza, como o carvão ativado em conjunto com outros minerais.

Há, também, as lâmpadas de raios ultravioletas capazes de acabar com as bactérias.

São ideais para filtrar a água de poços artesianos, cuja água não recebe nenhum tratamento anterior.

Seu único senão é o valor: costumam ser bem mais caros que os filtros de galão, cerâmica ou barro.

Ozonizadores de Água: Prós e Contras

A tecnologia de ozonização da água é extremamente eficiente, e é usada inclusive para substituir o cloro das piscinas. No entanto é necessário que a água borbulhe no ozônio por dez minutos para ficar totalmente limpa.

Como a água passa muito rapidamente pelo aparelho ozonizador, o tempo de exposição é pequeno demais para que a filtragem eficiente aconteça.

Última Novidade: Filtro de Água por Osmose Reversa

Está chegando ao Brasil a tecnologia de filtragem de água por osmose reversa.

O filtro de água é composto por fibras de carbono e promete remover bactérias e até mesmo metais do líquido.

Através de um aplicativo para celular será possível saber sobre a qualidade da água antes e depois de passar pelo equipamento, o que medirá sua eficiência.

Escolhendo o Filtro Certo para Você

  • O filtro de água ideal não apenas retém as partículas de sujeira: ele também purifica a água;
  • Verifique se o filtro de água possui o selo do Inmetro: ele assegura que o aparelho atende aos padrões de qualidade para o que se propõe a fazer;
  • Nunca se esqueça de realizar a limpeza da sua caixa d´água – ou exija que o condomínio aonde mora o realize periodicamente (de preferência a cada seis meses);
  • Mantenha o encanamento em dia, livre de vazamentos e sujeira.