Escolha a sua Chopeira Residencial

Original: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/escolha-chopeira-residencial/ Escrito por

Chope e cerveja são uma paixão nacional. Sair para tomar uma gelada com os amigos consta entre uma das atividades mais apreciadas por quase metade da população brasileira, mesmo no inverno.

Na esteira desse hábito de sucesso surgiram as chopeiras residenciais, que traz o bar para dentro da própria casa. Elas são capazes de tirar o chope na temperatura e pressão certas, permitindo até mesmo controlar o colarinho do jeito que você gosta.

Portanto prepare o copo certo para o seu chopp, confira as nossas dicas e escolha a ideal para você.

Como Funciona a Chopeira Residencial

De forma geral, o chope que está no cilindro sai do equipamento pressionado por gás carbônico.

A torneira da chopeira funciona como uma espécies de controle para a pressão do chope e, consequentemente, o controle do colarinho. A temperatura bem gelada, obrigatória, é assegurada por uma solução aquosa mantida pela serpentina.

Para garantir as baixas temperaturas, existem outras mangueiras auxiliares na serpentina.

Tipos de Chopeira Residencial

chopeira-eletrica

Chopeira elétrica

Além das já conhecidas chopeiras manuais à gelo, preferidas pela velha guarda, o mercado também apostou na tecnologia e desenvolveu as elétricas e à gás.

A chopeira elétrica é rápida: em cinco minutos serve o chope do jeito que você gosta. Como é portátil, pode ser levada para a casa de amigos e festas em geral. Ela se assemelha a uma máquina de café expresso em cápsulas.

Na categoria das elétricas também está a chopeira de torre, onde a bebida fica armazenada dentro de uma espécie de galão superior. Esse recipiente é feito de policarbonato, sendo difícil de quebrar. É ainda mais simples de carregar para outros lugares.

Não modifique o manômetro ou o termostato das chopeiras elétricas: eles já vem perfeitamente regulados de fábrica. O risco de manipular esses instrumentos é acabar congelando o chope.

Já as chopeiras à gás são mais robustas: tem maior capacidade de oferecer maiores quantidades de chope com mais rapidez. São perfeitas para quem costuma receber um número maior de convidados com mais frequência.

chopeira-a-gelo

Chopeira a gelo

Em geral o barril com o chope fica num compartimento embaixo de uma bancada ao lado do botijão. As torneiras ficam instaladas sobre a bancada.

Mas não vamos deixar de mencionar a chopeira a gelo, cuja principal vantagem é o fato de que não depende diretamente de eletricidade ou fornecimento de gás.

Uma dica para manter a refrigeração interna proporcionada pelo gelo é adicionar água fria: ela vai ocupar o espaço existente entre o gelo e a serpentina, impedindo que o chope esquente com rapidez. Adicione constantemente mais gelo.

Evite colocar álcool ou sal no gelo: isso poderá congelar o chope. Assim como na chopeira elétrica, não manipule o manômetro ou o termostato, pois já vem calibrados de fábrica.

Capacidades das Diferentes Chopeiras Residenciais

É possível encontrar chopeiras a gelo com capacidade para 5,6, 7 e 10 litros. Dependendo de seu tamanho, podem exigir de 300 gramas a até 2 quilos de gelo.

Em geral elas baixam a temperatura da bebida entre 3 e 5 minutos e a mantém assim por seis horas.

Modelos elétricos podem ser encontrados em 110V e 220V, possuem indicador de temperatura e refrigeram o chope a até 3 graus centígrados. Possuem capacidade de até 5 litros de bebida.

Chopeiras à gás dependem inteiramente da capacidade do barril que você comprou.

Beba sempre com moderação: além de mais saudável, o prazer é maior.