Equipamentos de Segurança para Automóveis

Escrito por

 

Seja para se acostumar com o trânsito das grandes cidades, conhecer os segredos de dirigir tranquilamente em dias de chuva ou aprender a lidar com os outros tipos de veículos que percorrem as vias em ritmos acelerados, a vida de um motorista iniciante não é fácil.

Tudo bem que, como tudo na vida, a prática leva à perfeição.

Perder a insegurança no trânsito consiste de vários fatores – todos eles ao alcance do motorista, através de equipamentos de segurança de alta tecnologia.

Além do uso das boas práticas ensinadas na autoescola, alguns acessórios veiculares podem ser grandes aliados para garantir mais seguridade sobre quatro rodas, tanto com relação à confiança pessoal quanto na proteção contra acidentes.

Alerta de Colisão para Automóveis

alerta colisãoJá tem algum tempo que os maiores fabricantes de carros adicionaram o alerta de colisão a seus modelos ainda na fábrica – mas existem maneiras de instalá-lo no veículo com empresas terceirizadas que também oferecem outros serviços, como rastreadores veiculares.

Este acessório emite alarmes sonoros que garantem ao motorista saber a distância entre um veículo e outro, o momento certo de evitar uma colisão iminente e uma eventual saída de pista.

Freios ABS, Cinto de Segurança e Air Bag

Os freios ABS são considerados, por muitos especialistas, como o item mais importante para a segurança no trânsito.

Eles oferecem maior estabilidade no volante, fazendo com que seja mais fácil o motorista frear e desviar a direção dos obstáculos.

A diferença principal entre este e outros modelos de freio é que o ABS possui válvulas e bomba de pressão, que dosam a frenagem e não deixam as rodas deslizarem.

Aliado aos potentes freios, cintos de segurança são essenciais. Para garantir que eles estejam bem presos e conservados, faça, regularmente, uma revisão nos engates e pontos de fixação, bem como na costura dos cintos.

Já o air bag consiste em um complemento à função do cinto de segurança, agindo em conjunto com este acessório para frear o movimento dos passageiros em casos de freada.

Atualmente, existem no mercado brasileiro os air bag frontal, para motorista e passageiro; air bag lateral, para tórax ou para tórax e cabeça; e o air bag lateral do tipo cortina, para a cabeça.

Rastreadores de Carros e Bloqueadores

rastreadores

 

O rastreador veicular consiste em um equipamento silencioso, que pode ser instalado no automóvel para, bem, rastreá-lo.

Ele funciona através de rádio frequência ou GPS, monitorando o carro 24 horas por dia com acesso, via internet e em tempo real, a informações relacionadas à sua localização geográfica, tornando o rastreador essencial, principalmente em casos de roubos e furtos.

Caso vá procurar por rastreadores e bloqueadores, a dica é escolher uma empresa que ofereça o aparelho com anti jammer (tecnologia capaz de bloquear o sinal do GPS, impedindo seu funcionamento).

O bloqueador serve como um auxílio a este serviço.

Ele é acionado com um comando que se comunica com a central de monitoramento da empresa contratada para o rastreamento, que para o veículo automaticamente, interrompendo a ação dos bandidos.

Câmera de Ré

Este item é tão necessário que até 2018, nos Estados Unidos, será obrigatória a instalação da câmera de ré em todos os veículos zero quilômetro.

O dispositivo pode ajudar bastante em estacionamentos e balizas.

Funciona através de cabos RCA, conectados a DVDs portáteis ou outros tipos de aparelho multimídia – podendo, também, ser acionados via wireless.

A melhor maneira de garantir praticidade com este acessório é fazer a instalação junto ao sistema da luz de ré do veículo, o que faz com que o dispositivo seja acionado toda vez que a marcha ré for engatada.

Mas não se esqueça: o melhor acessório para carros é a confiança do motorista!

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Ituran Rastreadores.
Imagens via Hbg, Contauto e Ituran Rastreador.