Ar condicionado – as temperaturas mais confortáveis…

Escrito por

A primeira qualidade de uma calefação ou de uma climatização é promover uma temperatura artificial dentro de um lugar fechado.
Se trata de canalizar e distribuir os efeitos da maneira mais conveniente de uma fonte de energia, quente ou fria.

Como o clima em muitos lugares requer refrigeração no verão e aquecimento no inverno, o ideal é utilizar os modelos com ciclo reverso, ou seja, que podem também ser utilizados para aquecer o ambiente.
Sua utilização garante a temperatura ambiente ideal, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar.

A temperatura mínima ideal para o corpo humano é da ordem de 18 graus C.
Abaixo desta temperatura, o corpo deve defender-se contra uma perda exagerada de seu próprio calor, que se traduz em uma sensação de frio, tanto maior quanto a temperatura do ambiente vai baixando.
O frio excessivo resulta em um mal estar, incomodo e falta de conforto.

No ambiente de trabalho: Há uma correlação entre a produtividade duma pessoa activa e a temperatura do ambiente que a rodeia. Um ambiente demasiado quente, demasiado frio ou demasiado húmido não contribui de forma alguma para uma maior eficiência no trabalho.

– Grafico

O gráfico ilustra esta correlação. A produtividade começa a baixar perto dos 22°C enquanto que, acima dos 26°C, decresce drasticamente.
Por isso é que é tão importante controlar a temperatura.

É importante não esquecer que ao falar de “temperatura produtiva” também levamos em conta os níveis de humidade. De fato, a sensação de bem estar requererá distinta ambientação climática em uma sala de estar, em um dormitório ou em um banheiro.

Temperaturas mínimas aconselháveis

Salas de banho: 22 graus Celsius

Sala de estar: 20 graus Celsius

Dormitórios: 18 graus Celsius

Temperaturas de uso

A maioria dos ar condicionados feitos no Brasil são construídos para trabalharem normalmente na média das temperaturas :

Externas + 5 a + 43 C        Internas + 21 a + 32 C

Dicas de Uso

Quando desligar o seu aparelho de ar condicionado, e quiser religa-lo em seguida , aguarde três minutos para religá-lo, isto evita danos à máquina.

Nunca use o aparelho sem o filtro de ar.

Para encontrar o quarto ou sala na temperatura desejada, ligue o condicionador, pelo menos 20 minutos antes e mantenha as portas e janelas bem fechadas fechadas.

Fonte: Chauffage
fonte: daikin